Boa Midia

300 – Dona Domingas, a mulher que enche Cuiabá de orgulho

Em Mato Grosso tudo é bom, mas o que vem do São Gonçalo Beira Rio é melhor. O bandeirante Moreira Cabral ali desembarcou em 1719, quando fundou Cuiabá. Em sua vida, dona Domingas Leonor da Silva chorou um vez: quando nasceu naquele lugar. São Gonçalo é o bairro onde as águas do rio Cuiabá passam reverentes rumo ao Pantanal. Comunidade onde todos se conhecem, onde as gerações familiares se sucedem, São Gonçalo tem uma estrela internacional. Uma figura polivalente, que é uma mistura de artesã e líder comunitária, de dançarina com incentivadora cultural. de mãe com mulher sedutora, de guerreira com pacificadora, de deusa do Siriri com madrinha do Cururu. É dona Domingas, o grande símbolo da Cuiabá dos 300 anos, mas se quiserem podem chamá-la pelo nome de sua maior criação o Grupo Flor Ribeirinha – o melhor do mundo. O Flor Ribeirinha é um grupo dançante, que divulga a cultura cuiabana, mas que também apresenta números com ritmos musicais de todas as regiões brasileiras.

“É campeão! É campeão! É campeão…”. Em 9 de agosto de 2017, debaixo de um sol escaldante, com esse grito, Cuiabá recebeu o Flor Ribeirinha, que desfilou pela cidade em caminhões dos Bombeiros comemorando a conquista do Festival Buyukçekmece de Cultura e Artes de Istambul, na Turquia, numa competição mundial encerrada no sábado, 5 de agosto daquele ano, que reuniu 27 países e na qual sagrou-se o Melhor do Mundo, segundo um respeitável júri internacional.

Dona Domingas vive além do pulsar de seu coração cuiabano. Coreia do Sul, França, Turquia, Peru, Paraguai, Itália, Rússia, Argentina, Suíça, China  e outros países se curvaram aos encantos e magia do Flor Ribeirinha. Brasília, São Paulo, Rio, Porto Alegre e muitas outras cidades brasileiras se encantaram com o grupo que é a cara e a alma de sua fundadora e figura central. Cuiabá não segue a máxima de que santo de casa não faz milagre. Ao contrário, a cidade que chega ao tricentenário se desmancha pelos ritmos, musicalidade e as cores do melhor grupo do mundo e que personifica o espírito de sua criadora, dona Domingas – a mulher que enche Cuiabá de orgulho.

 

Eduardo Gomes – blogdoeduardogomes

FOTO: Jana Pessôa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies