Boa Midia

40 Anos – De Deus

Uma semana é tempo curto para pinçar fatos relevantes ou curiosos ocorridos em Mato Grosso após o desmembramento territorial que criou Mato Grosso do Sul em 11 de outubro de 1977. Porém, condensando informações, mas com o cuidado para não deixá-las na superficialidade, blogdoeduardogomes inicia agora, neste 10 de outubro, a Semana da Divisão, que prossegue até a segunda, 16. Nesse período, postando dezenas de reportagens e artigos escritos por figuras mato-grossenses representativas, o site mostrará a realidade e as perspectivas para o Estado dos contrastes, onde a riqueza do agronegócio está presente em bolsões, ao passo que em outros, boa parte da população vive abaixo da linha da pobreza.

Não há preocupação cronológica com os fatos, pois alguns deles transcorreram ao longo de mais de década. Nenhuma matéria está isolada do contexto: todas se completam.

O texto aborda a população, seus indicadores sociais, pioneiros e colonizadores.

A economia em sua abrangência é focalizada no agronegócio, agroindústria, balança comercial e fator de transformação social.

As questões agrárias e indígenas estão presentes. Mato Grosso é um Estado caracterizado pela balbúrdia de seu mosaico fundiário urbano e rural. Até mesmo uma de suas divisas é objeto de questionamento pelo vizinho Pará. Quem acessar também saberá mais sobre presença do índio fora do aldeamento e a política de expansão das terras indígenas etc.

O ciclo do ouro no Nortão. O garimpo de ouro e diamante. Os empreendimentos das mineradoras e as reservas minerais são destaques.

A fragilidade da fronteira com a Bolívia, a violência que deixa a população refém e o avanço da criminalidade estão diluídos nas postagens.

A precariedade do saneamento, que não interessa a políticos. Os aspectos ambientais. A Educação. A Cultura. O Esporte. A política, os políticos e políticos corruptos ocupam espaço nos textos.

Não tentem encontrar numa manchete a situação do ontem e do agora em Mato Grosso. Essas informações estão disponíveis, com números oficiais, mas diluídas, mescladas com o cotidiano dos mato-grossenses, pois o site elaborou textos que não ficaram atados à frieza estatística. Ao contrário, deu a eles o quê do calor humano, sem prejuízo da transmissão de dados, que seguramente serão úteis para os que querem conhecer melhor Mato Grosso, para concurseiros, estudantes, universitários, pesquisadores, prefeituras e instituições.
Leiam a Semana da Divisão. Seus textos são precedidos pelo indicativo 40 Anos. Sugiram sua leitura.

Aos sites e outros veículos de Comunicação: o conteúdo das matérias pode ser transcrito, desde que na íntegra, para que não haja mutilação da informação, e contendo o nome do site e seu endereço eletrônico.

O material ora em apresentação é o primeiro passo para blogdoeduardogomes chegar ao patamar que motivou sua criação em setembro. Mesmo – permitam-me abrir mão da modéstia – com a qualidade editorial desse material, que tem contornos enciclopédicos, o site ainda permanece em caráter experimental até 31 deste mês de outubro.

 

Agradecimento.

Agradeço aos articulistas que abrilhantam a Semana da Divisão. A postagem de seus artigos obedeceu exclusivamente à ordem de sua entrega à redação. Todos brilhantes. Souberam situar seus textos no contexto dos 40 anos sem necessidade de citar a divisão. Com sutiliza externaram sentimentos sobre a densa nuvem que teima em manter cinzento os meios políticos mato-grossenses.

Por ordem alfabética, eis seus nomes:

Admar Portugal (jornalista do Jornal Diário de Cuiabá e diretor do Jornal O Esportivo, em Cuiabá).

Dimas Antônio da Silva Gino (professor e presidente do Colegiado de Diretores de Cuiabá e Vale do Rio Cuiabá).

Enock Cavalcanti (advogado, jornalista do Jornal Diário de Cuiabá, blogueiro e editor do Site paginadoe.com.br).

Hermélio Silva (jornalista, cerimonialista e escritor imortal da Academia Rondonopolitana de Letras – morador em Rondonópolis).

Jeferson Ferreira Gomes (prefeito de Comodoro).

José Arimatéa Neves Costa (juiz de direito e presidente da AMAM).

Léo Medeiros (coronel PM aposentado).

Luiz Otávio Ribeiro Saboia (juiz de direito).

Maurílio Trindade Aun (jornalista editor do Jornal e Site A Folha do Vale, em Juara; professor de Matemática – morador em Juara)

Neurilan Fraga (presidente da AMM – morador em Nortelândia).

Paulo Augusto Mario Isaac (doutor em Ciências Sociais, antropólogo, historiador e professor aposentado da UFMT – morador em Rondonópolis).

Rafael Govari (jornalista, editor do Jornal O Pioneiro, em Canarana; professor, vereador – morador em Canarana).

Rosana Leite Antunes de Barros (defensora pública).

Valéria del Cueto (jornalista – moradora no Rio de Janeiro).

Vera Terezinha Faccin Carpenedo (jornalista, pós-graduada em Comunicação e Marketing, diretora do Jornal Folha Verde, em Lucas do Rio Verde, e escritora – moradora em Lucas do Rio Verde).

Vilson Nery (advogado e militante de causas sociais).

Wilson Pires de Andrade (jornalista e servidor da prefeitura de Várzea Grande, onde reside).

 

A significativa data da divisão territorial não poderia passar em branco ou receber citação superficial. Em nome do verdadeiro jornalismo blogdoeduardogomes.com.br produziu a série que ora chega ao seu computador. Que o conteúdo contribua para que o povo mato-grossense tenha em mãos mais elementos para cobrar autoridades, pois algumas das situações citadas podem ser revertidas com competência administrativa, responsabilidade legislativa e livre do corporativismo sindical pelego.

O site insiste: por favor, sugiram a leitura da série. O conteúdo será substituído na capa com a rotatividade da internet, mas poderá ser lido com a busca em sua editoria correspondente.

Tenha em conta que o mesmo texto da série será mantido nas postagens rotineiras a partir do dia 17. Reflita sobre isso. Caminhemos juntos por Mato Grosso. Busquemos a melhora do jornalismo, antes que a vulgaridade editorial jogue a pá de cal no interesse do internauta pela Comunicação virtual, ora tão carente de texto preciso, limpo, de qualidade e sem atrelamento.

Boa leitura é o que blogdoeduardogomes deseja Fiquem com Deus.

Cuiabá, 10 de outubro de 2017

Eduardo Gomes de Andrade
Editor
blogdoeduardogomes2017@gmail.com

 

PS – O conteúdo da Semana da Divisão será publicado na edição de outubro da Revista MTAqui

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies