Boa Midia

Professor bom de votos

Eduardo Gomes

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

 

21 de dezembro de 2024

Em Confresa, município com 37.541 habitantes no Vale do Araguaia, o Professor Hamilton Gonçalves de Oliveira Neto (Republicanos) elegeu-se vereador com 630 votos, sendo o mais votado para o cargo no pleito de outubro deste ano de 2024.

O Professor Hamilton leciona Matemática, tem 34 anos, nasceu em Iporá (GO) e reside na Agrovila Bridão Brasileira; é morador novato no município.

Confresa é o segundo município mais populoso do Vale do Araguaia, sendo superado somente por Barra do Garças que polo regional.

A cidade de Confresa fica à margem da BR-158, tem um grande frigorífico que abate bovinos e um grande rebanho bovino. Na mesma está em construção o Hospital Regional do Araguaia, que será referência para os pacientes do SUS numa vasta área que inclui Vila Rica, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Santa Cruz do Xingu e São José do Xingu.

A votação do Professor Hamilton foi a grande surpresa nas eleições em Confresa, pois o mesmo é estreante em política e tem base eleitoral numa agrovila distante da sede do município, onde concentra-se a maioria do eleitorado.

O diploma de vereador do Professor Hamilton

 

O desempenho do Professor Hamilton nas urnas chamou a atenção da classe política em Cuiabá.

 

20 de dezembro de 2024

Noely Paciente Luz (PSB) ex-prefeita de Luciara (2005/08) candidatou-se a vereadora, em outubro deste ano, e recebeu apenas 73 votos.

Noely não fala, mas sua derrota tem tudo a ver com sua postura de nunca comprar votos. O resultado das eleições em Luciara reforça minha crença na falência do sistema eleitoral brasileiro, que não exclui sequer as pequenas cidades iguais a Luciara, que tem 2.591 habitantes.

Noely é advogada, filha de ex-prefeito, e seu avô Lúcio Pereira da Luz, além de fundador da cidade, também foi seu prefeito.

Em 2008 Noely tentou a reeleição sendo derrotada, e o resultado foi o mais normal possível. Em 2022, pelo PL, Noely candidatou-se a deputada estadual ficando na suplência, como sempre acontece com as candidaturas de políticos domiciliados nos pequenos municípios.

A derrota de Noely é a vitória da venda de votos sobre os votos conscientes, muito embora nem todos os eleitores vendam seus votos.

Foto: Facebook Noely

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

doze + quatro =

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies