Rondonópolis, a cidade, e seu maestro, Marinho Franco
Rondonópolis, que completa 64 anos em 10 deste dezembro, tem perfeita identidade com a Boa Terra. Garimpeiros baianos foram importantes na sua consolidação. Seu primeiro prefeito, Rosalvo Farias, nasceu na Bahia. Ainda hoje, antigos moradores contam com altivez a aventura que viveram na longa caminhada na canela, do sertão esturricado até as barrancas do rio Vermelho. Em todas as atividades a baianidade marcou presença na luta pelo grande salto que transformou a pequena cidade empoeirada na bela metrópole de agora; essa mudança contou com a musicalidade do maestro Marinho Franco, orgulho do povo rondonopolitano.
Garimpeiros bêbados lavavam o piso dos cabarés com cerveja, enquanto mulheres envolventes, perfumadas, decotadas, recrutadas em Goiânia e no Nordeste desfilavam pelos salões. Nesse ambiente o som do sax do maestro Marinho Franco varava a madrugada que não tinha fim em Guiratinga e Tesouro, nos anos de 1950 ao final da década de 1980, que marcaram o ciclo do diamante, que jorrava farto fazendo riqueza da noite para o dia no Vale do Garças.
Músico da boemia? Claro que sim. O maestro Marinho Franco bem personificava o homem da noite. Isso, porém, não restringia sua arte aos cabarés. Sua genialidade musical enternecia corações enamorados nos bailes do Caleg e da AABB em Guiratinga, e na ABR e Rondonópolis Clube, em Rondonópolis, que sempre foram seus grandes palcos. Clubes e exposições agropecuárias de outras cidades disputavam sua contratação para shows.
Marinho de Oliveira Franco (foto) era a mais pura expressão da musicalidade baiana que o município de Lençóis exportou da Boa Terra para Mato Grosso. Saxofonista requintado sabia de cor repertório inigualável de boleros, guarânias, samba, mambo, blues, xaxado, sertanejo e o que mais se possa imaginar.
Maestro, músico, compositor a arranjador, Marinho Franco montou conjuntos musicais e o principal é a banda que em seus primeiros anos era composta basicamente por integrantes de família Franco: Marinho e Seus Beats Boys.
Desde 1951, Rondonópolis sempre esteve na alma de Marinho Franco, mesmo quando morou em Guiratinga e tocava nas noites do garimpo. Por mais de 40 anos fez parte da população rondonopolitana.
Homem honrado, familiar, trabalhador, o maestro Marinho Franco ajudou a escrever uma das importantes páginas da consolidação da Rondonópolis que conheceu antes mesmo de sua emancipação. Naquela cidade era figura querida, respeitada e recebia o tratamento de “Tio Marinho”.
Desde 24 de março de 2000, o sax do maestro Marinho Franco não toca mais. Rondonópolis reverencia sua memória com seu moderno Aeroporto Maestro Marinho Franco e uma rua. A cidade cresceu, está ainda mais bonita, mas em suas noites ficou para sempre o vazio das melodias que somente ele, com sua maestria e genialidade sabia tocar.
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