Boa Midia

Produtores brasileiros serão beneficiados com a briga comercial internacional

A perspectiva da economia e dos mercados agrícolas em 2018 é otimista e poderá seguir firme no Brasil. A projeção foi feita por Ale­xandre Mendonça de Barros (foto), en­genheiro agrônomo e economista, durante o XVIII Encontro Técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), que acontece em Cuiabá desde quarta (16) e que se estender à sexta-feira.

Para o especialista, a economia brasileira está entrando em uma fase muito boa, embora de recuperação lenta. “A economia voltou a crescer. Passamos por uma recessão muito profunda, com dois anos de queda do PIB, perdemos 10% da nossa renda per capita. Porém o PIB está retomando a alta, deve apresentar crescimento entre 2,5 e 3%, a inflação está baixando e os juros estão em queda”.

O aumento de impostos por parte da China contra os Estados Unidos poderá beneficiar a produção de grãos do Brasil. E a previsão climática, o cenário é de neutralidade na primavera e verão no Hemisfério Norte: “do ponto de vista da safra lá fora, não dá para fazer apostas”, apontou Barros.

A alta produção de soja da safra atual também é apontado pelo economista como importante para o setor. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelam que a safra de soja poderá chegar a 117 milhões de toneladas e do milho a 26 milhões de toneladas na primeira safra. “Mais uma safra em que demonstra o quanto a produção brasileira é relevante e pode atender a demanda pela produção de alimentos do mundo”, destacou Barros.

Evento – Engenheiros agrônomos, produtores rurais, pesquisadores e consultores da área agrícola estão participam do evento. Durante três dias eles debatem sobre o cenário agrícola, retrospectiva da safra, fatores fisiológicos que podem impactar na produtividade da cultura da soja, panorama econômico, biotecnologia, entomologia e herbologia, pragas, plantas daninhas, nematologia, soja louca, sistema de produção, dentre outros assuntos.

 

Assessoria Fundação MT com edição

FOTO: Divulgação

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies