TÊNIS – Adolescente cuiabano disputa final com tenista ATP
Richard Gama (foto) surpreende espectadores durante final com Paulo André Saraiva, ao levar o confronto com o tenista ATP para o terceiro set, na 7ª etapa do Circuito Estadual de Tênis de Mato Grosso, a Copa Borges Veículos Open de Tênis, na categoria 1ª Classe Pro, realizada de 19 a 24 deste junho, em Cuiabá. Richard não venceu a final, mas provou ter coração de leão para encarar quaisquer adversários.
Paulo Saraiva, de 17 anos, recentemente marcou seu primeiro ponto no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), quando teve uma vitória sobre o argentino, Lorenzo Gagliardo por dois sets a zero, no Circuito Internacional de Tênis, em maio deste ano, em Brasília. O adversário é dois anos mais velho do que Richard, tem estrutura física maior e está mais avançado na carreira. “Tive uma noite muito complicada com febre e dor de cabeça, mas mesmo assim estava preparado para jogar, me divertir e tentar ganhar. No último set, foi com o saque que garanti os pontos que me salvaram. E estava mentalmente muito tranquilo na partida, mesmo estando em um dia abaixo do que poderia render. Desfrutei ao máximo e acabei me dando bem no final”, disse Paulo André Saraiva.
Nascido em Cuiabá, Richard Gama, 15 anos, começou a praticar a modalidade aos seis anos por influência do exemplo paterno, o pai e professor de tênis, Emerson Gonçalves. De lá para cá, já conquistou inúmeros troféus de nível estadual, nacional e internacional em categorias infanto-juvenis. Já nessa final do Circuito Estadual de Tênis de MT, Richard lutou como “Davi” contra “Golias”. “Esperava um jogo duro. Entrei em quadra meio sem confiança, pois ele é muito maior que eu, mais velho, alto e forte. Mas dentro de quadra passei a jogar bem e isso elevou minha confiança. Até que consegui achar um modo de jogar contra ele e fiz um ótimo jogo. Um dos meus melhores mesmo tendo perdido. Agradeço aos patrocinadores e aos torcedores por terem confiado em mim”, diz Richard.
Na 1ª Classe Pro, Paulo Saraiva faturou o título de campeão ao vencer Richard Gama na final por dois sets a um e placar parcial de 7/5, 4/6 e 6/4. Ele também venceu Pablo Gomes nas semifinais por 6/0 e 6/1, ganhou de Júlio Benegas nas quartas de final por 6/1 e 6/2, superou Plínio Gomes nas oitavas de final por 7/5 e 6/0 e ganhou de Flanderson Marques na primeira rodada por 7/5 e 6/0.
Richard Gama começou a chave com vitória sobre Elves Barreto por 6/3 e 6/4, depois venceu Gabriel Santos nas oitavas de final por duplo 6/3, em seguida superou Pedro Paula nas quartas de final por 6/1, 4/6 e 10/7, ganhou de virada de Bryan Kuntz nas semifinais por 2/6, 7/5 e 10/7 e, para finalizar, teve uma derrota na final contra Paulo Saraiva por 7/5, 4/6 e 6/4. Por pouco não venceu.
O Circuito Estadual de Tênis de Mato Grosso, organizado pela Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT) com academias, clubes e administradores de torneios, terá a próxima etapa realizada no Caiçara Tênis Clube, de 01 a 05 de agosto, em Rondonópolis. Mais informações via Facebook e site da federação (http://www.tenisintegrado.com.br/).
Junior Martins com fotos
Comentários estão fechados.