Boa Midia

Riva socorre Pedro Taques e bota Rui Prado para vice na chapa ao governo

Velhos tempos: Rui e Riva abraçados sob os olhares de Silval Barbosa e Pedro Nadaf

Em política nada é impossível. Aos poucos o governador Pedro Taques foi perdendo correligionários, aliados e simpatizantes. Bem isolado, passou e enfrentar problema para montar sua chapa à reeleição. De onde menos se esperava surgiu a solução. José Riva, um dos maiores fichas sujas do Brasil e que por 20 anos controlou a Assembleia Legislativa até cair em desgraça e sofrer condenações que lhe renderam penas que juntas somam décadas de cadeia, socorreu Pedro, seu desafeto e lançou para seu vice-governador Rui Prado, que foi seu candidato ao Senado em 2014.

Pedro, Rui e Riva juntos por um projeto de poder que poderá reeditar o grupo político que o ex-deputado chefiava.

A chapa Pedro e Rui, ambos tucanos, tentará vencer a eleição ao governo concorrendo com Mauro Mendes (DEM), Procurador Mauro (Psol), Wellington Fagundes (PR) e Arthur Nogueira (Rede).

O veterinário, empresário e produtor rural Rui Carlos Ottoni Prado nunca exerceu mandato eletivo, mas presidiu a Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosja) em Mato Grosso e nacionalmente.

Em 2014 candidato ao Senado pelo PSD que à época era controlado por Riva e o então vice-governador Chico Daltro, recebeu 137.380 votos ou 10,24% da votação ficando em terceiro lugar – o senador eleito foi Wellington Fagundes (PR), com 646.344 votos (48,19%) e o tucano Rogério Salles ficou em segundo com 541.357 votos (40,36%). A votação de Rui foi muito parecida com a de Janete Riva, mulher de Riva, que concorreu ao governo. Janete cravou 144.440 ou 9,92% dos votos e o vencedor foi Pedro Taques (PDT) com 833.788 votos ou 57,25% com Lúdio Cabral (PT) em segundo com 472.507 votos ou 32,45%.

Novos tempos: Pedro e Rui juntos
Novos tempos: Pedro e Rui juntos

Antes de Riva indicar Rui, Pedro tentou dois nomes, mas ambos refugaram: a primeira-dama de Rondonópolis, Neuma Morais (SD) e o ex-governador tucano Rogério Salles. Na noite deste sábado conversei com Rogério e ele não deu detalhes sobre a composição da chapa, preferindo que “nesse ano vou ficar de fora”.

PAZ – A indicação de Rui para vice de Pedro é considerada por analistas como “bom indicador” de novo rumo para a disputa eleitoral, que até agora é áspero entre Pedro e Mauro Mendes.

Com Rui, Pedro não terá argumentos para atacar o grupo de Riva – disperso por vários grupos – pois se o fizer botará Rui sobre fogo-amigo. A mudança no discurso de Pedro também deverá apaziguar sua relação com o ex-governador Silval Barbosa e seu secretariado, que entre outros tinha Pedro Nadaf, Éder Moraes, Afonso Dalberto, Arnaldo Alves, Pedro Elias, Marcel de Cursi e outros.

“A união de Pedro com o grupo de Riva cria esperança de um tempo de paz política em Mato Grosso”, comentou influente figura do Palácio Paiaguás.

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes

FOTOS: Arquivo

 

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies