Boa Midia

Mato Grosso elege cinco mulheres

Janaína Riva deputada estadual reeleita

Cinco mulheres foram eleitas em Mato Grosso. A presença feminina na Assembleia Legislativa não foi alterada e permanece somente com Janaína Riva, que se reelegeu. A bancada federal, que na legislatura em curso tem somente homens, ganha uma senadora, duas suplentes de senadora e uma deputada federal.

Janaína Greyce Riva (PSD) nasceu em Juara e recebeu 51.546 votos sendo a mais votada ao cargo em Mato Grosso. A votação de Janaína repete a liderança de seu pai e ex-deputado José Riva, que durante 20 anos comandou a Assembleia e deu cartas no governo, até que em 2014 foi impedido de disputar eleição por força da Lei Ficha Limpa, que o alcançou – Riva foi campeão de votos em  1998, 2002, 2006 e 2010. Fora do mandato caiu em desgraça e sofreu várias condenações em primeira instância.

Selma, campeã de votos ao Senado
Selma, campeã de votos ao Senado

Selma Rosane Santos Arruda (PSL) foi eleita senadora com 678.542 votos – em Mato Grosso a maior votação para o cargo. Selma elegeu em sua chapa a segunda suplente Clérie Fabiana Mendes, paulista, sua correligionária e servidora do Tribunal de Justiça.

Estreante em política, até o começo deste ano Selma foi juíza do Tribunal de Justiça tendo se destacado na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, onde julgou e condenou parte da elite política mato-grossense por crimes de improbidade administrativa.

Selma é a segunda mulher mato-grossense que chega ao Senado. A primeira foi Serys Slhessarenko (PT), em 2002. Coincidentemente as duas são gaúchas

Também ao Senado chega a pecuarista Cândida dos Santos Farias (MDB), segunda suplente do senador Jayme Campos (DEM), que se elegeu com 490.699 votos.

Cândida é viúva de Wilmar Peres de Farias, que foi governador e exerceu outros cargos, inclusive o de prefeito de Barra do Garças, onde ela reside; Cândida é mãe do prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB).

A professora Rosa Neide Sandes de Almeida (PT) se elegeu deputada federal com 51.015 votos. Rosa Neide nasceu na Bahia. Foi secretária de Educação de Mato Grosso em parte do governo de Silval Barbosa (2010/14).

 

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes

FOTOS: 

1 – Arquivo Assembleia Legislativa

2 – Arquivo blogdoeduardogomes

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies