Boa Midia

DIVISÃO DE MT – De configuração territorial

Um dia é tempo curto para pinçar fatos relevantes ou curiosos ocorridos em Mato Grosso após o desmembramento territorial que criou Mato Grosso do Sul em 11 de outubro de 1977. Porém, condensando informações, mas com o cuidado para não deixá-las na superficialidade, blogdoeduardogomes posta reportagens e artigos escritos por figuras mato-grossenses representativas, abordando os mais diversos aspectos da divisão territorial. o site mostra a realidade e as perspectivas para o Estado dos contrastes, onde a riqueza do agronegócio está presente em bolsões, ao passo que em outros, boa parte da população vive abaixo da linha da pobreza.

Não há preocupação cronológica com os fatos, pois alguns deles transcorreram ao longo de mais de década. Nenhuma matéria está isolada do contexto: todas se completam.

O texto aborda a população, seus indicadores sociais, pioneiros e colonizadores.

A economia em sua abrangência é focalizada no agronegócio, agroindústria, balança comercial e fator de transformação social.

As questões agrárias e indígenas estão presentes. Mato Grosso é um Estado caracterizado pela balbúrdia de seu mosaico fundiário urbano e rural. Até mesmo uma de suas divisas é objeto de questionamento pelo vizinho Pará. Quem acessar também saberá mais sobre presença do índio fora do aldeamento e a política de expansão das terras indígenas etc.

O ciclo do ouro no Nortão. O garimpo de ouro e diamante. Os empreendimentos das mineradoras e as reservas minerais são destaques.

A fragilidade da fronteira com a Bolívia, a violência que deixa a população refém e o avanço da criminalidade estão diluídos nas postagens.

A precariedade do saneamento, que não interessa a políticos. Os aspectos ambientais. A Educação. A Cultura. O Esporte. A política, os políticos e políticos corruptos ocupam espaço nos textos.

Não tentem encontrar numa manchete a situação do ontem e do agora em Mato Grosso. Essas informações estão disponíveis, com números oficiais, mas diluídas, mescladas com o cotidiano dos mato-grossenses, pois o site elaborou textos que não ficaram atados à frieza estatística. Ao contrário, deu a eles o quê do calor humano, sem prejuízo da transmissão de dados, que seguramente serão úteis para os que querem conhecer melhor Mato Grosso, para concurseiros, estudantes, universitários, pesquisadores, prefeituras e instituições.

Aos sites e outros veículos de Comunicação: o conteúdo das matérias pode ser transcrito, desde que na íntegra, para que não haja mutilação da informação, e contendo o nome do site e seu endereço eletrônico.

O conteúdo ora em apresentação – permitam-me abrir mão da modéstia – com a qualidade editorial desse material, que tem contornos enciclopédicos, é apenas uma modesta divulgação do que há de melhor no Brasil e no mundo: Mato Grosso, nossa abençoada e ensolarada terra, que nesta data celebra os 41 anos de sua nova configuração territorial.

Eduardo Gomes – editor de blogdoeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies