Boa Midia

Homenagem a Rondon em Acorizal

Acorizal celebra neste 12 de dezembro, 65 anos de emancipação. O núcleo urbano de Acorizal é um dos mais antigos de Mato Grosso. Há registros que em 1817, duas famílias de portugueses teriam fugido de Cuiabá por perseguições políticas do governador e capitão-general João Carlos Augusto D’Oeynhausen e Gravenberg e, teriam se estabelecido nas imediações do garimpo do Candonga, lugar onde mais tarde seria a vila de Nossa Senhora de Brotas e posteriormente a cidade de Acorizal.

Cidade ribeirinha ao rio Cuiabá, Acorizal integra o entorno da capital mato-grossense e sua população é de 5.424 habitantes, mas chega a 6 mil considerando-se os que estudam ou trabalham em Cuiabá, e que compartilham domicílios nas duas cidades.

O principal símbolo da cidade é o Memorial Rondon, construído pelo governo de Mato Grosso em 2007 e instalado ao lado da Matriz de Nossa Senhora de Brotas, para celebrar o centenário do início da construção das linhas telegráficas entre Cuiabá e Porto Velho. O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso participou da solenidade.

Em 1907, na vila de Acorizal o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon construiu um posto telegráfico e assinou a ordem de serviço para a construção daquelas linhas telegráficas.

Redação – blogdoeduardogomes

FOTO: Arquivo blogdoeduardogomes

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies