Homenagem a Rondon em Acorizal
Acorizal celebra neste 12 de dezembro, 65 anos de emancipação. O núcleo urbano de Acorizal é um dos mais antigos de Mato Grosso. Há registros que em 1817, duas famílias de portugueses teriam fugido de Cuiabá por perseguições políticas do governador e capitão-general João Carlos Augusto D’Oeynhausen e Gravenberg e, teriam se estabelecido nas imediações do garimpo do Candonga, lugar onde mais tarde seria a vila de Nossa Senhora de Brotas e posteriormente a cidade de Acorizal.
Cidade ribeirinha ao rio Cuiabá, Acorizal integra o entorno da capital mato-grossense e sua população é de 5.424 habitantes, mas chega a 6 mil considerando-se os que estudam ou trabalham em Cuiabá, e que compartilham domicílios nas duas cidades.
O principal símbolo da cidade é o Memorial Rondon, construído pelo governo de Mato Grosso em 2007 e instalado ao lado da Matriz de Nossa Senhora de Brotas, para celebrar o centenário do início da construção das linhas telegráficas entre Cuiabá e Porto Velho. O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso participou da solenidade.
Em 1907, na vila de Acorizal o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon construiu um posto telegráfico e assinou a ordem de serviço para a construção daquelas linhas telegráficas.
Redação – blogdoeduardogomes
FOTO: Arquivo blogdoeduardogomes
Comentários estão fechados.