Boa Midia

Venezuela acusa a Guiana de violar sua soberania

Venezuela patrulha seu mar continental contra Guiana
Venezuela patrulha seu mar continental contra Guiana

O governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusa a Guiana de violar sua soberania após a incursão de dois navios contratados pela transnacional ExxonMobil, que teriam invadido águas jurisdicionais há 24 horas. O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, fez a acusação em sua conta no Twitter.

“Dada à flagrante violação de nossa soberania por navios de exploração de petróleo contratados pela Guiana, a Marinha Bolivariana começou a aplicar os protocolos pertinentes, com rigor e estrita adesão a acordos e tratados internacionais.”

Arreaza compartilhou o comunicado oficial em que a Venezuela informa que a “violação é inaceitável”, pois atinge a “soberania nacional”. Também reitera a necessidade de a Guiana restabelecer o diálogo direto com as autoridades venezuelanas sobre o tema.

O texto oficial chama o ocorrido de “flagrante violação da soberania” e diz que protocolos internacionais serão aplicados. De acordo com o comunicado, a Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) foi informada sobre o episódio.

Agência Brasil com foto em arquivo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies