Boa Midia

Drummond para sempre em Mato Grosso

O Poeta Carlos Drummond de Andrade
O Poeta Carlos Drummond de Andrade

Drummond em Mato Grosso, quem diria que o Poeta com seus versos e rimas, sua poesia singular estaria para sempre em Mato Grosso?

O livro Nortão BR-163: 46 anos depois, publicado em 2016 pelo jornalista Eduardo Gomes de Andrade mostra o Poeta na Terra de Rondon.

Cidade Bonita. Este é o nome Tabaporã na linguagem tupi. Trata-se da junção das duas palavras pela genialidade do poeta Carlos Drummond de Andrade, para denominar um projeto de colonização rural e urbana próximo a Juara, de José Pedro Dias, o Zé Paraná, e seu sócio Isaías Apolinário.

Tabaporã
Tabaporã

O mineiro Drummond, Poeta Maior do Brasil, sugeriu a denominação da futura cidade atendendo solicitação de seu amigo Hermano Moisés, genro de Isaías. Num encontro em São Paulo, Hermano disse a ele que o sogro estava colonizando uma área em Mato Grosso, mas que a mesma ainda não tinha nome. “Encontre um nome bonito pra aquilo!”, pediu Hermano. Drummond, de imediato o atendeu.

Assim, em 17 de agosto de 1984, exatamente três anos antes de sua morte, o Poeta inscreveu seu nome na história da colonização de Mato Grosso, ao denominar de Tabaporã – uma vila que surgia nos confins amazônicos.

FOTOS:

1 – Arquivo Nacional

2 – Livro Nortão BR-163: 46 anos depois

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies