Zeca D’Ávila, líder ruralista nacional
Rondonópolis tem uma dos mais modernos parques de exposições agropecuárias do Brasil e disparadamente o melhor de Mato Grosso. Amplo, todo murado, construído em alvenaria, com alamedas pavimentadas que permitem o trânsito de veículos pesados, pista de pouso, pavilhões para exposição de animais, thatersal, curralama calçada, estandes para máquinas e implementos, restaurantes, bares, palcos para shows, sanitários, espaços para palestras, dependências para atendimento de saúde e policiamento, estacionamento para milhares de automóveis, pista de rodeio com camarotes e arquibancadas em concreto, galerias pluviais e rede de esgoto, enfim, uma instalação da qual a agropecuária mato-grossense deve se orgulhar.
O parque pertence ao Sindicato Rural de Rondonópolis e recebeu o nome de Governador Wilmar Peres de Farias. Sua inauguração aconteceu em 1989 e quando entrou em funcionamento botou fim à modesta exposição agropecuária do município, à qual deu outra dimensão, surgindo assim a Exposição Agropecuária Internacional do Sul de Mato Grosso (Exposul).
A construção do parque foi idealizada e liderada pelo então presidente do Sindicato Rural local, Zeca D’Ávila, que posteriormente seria presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), diretor-secretário da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e que fundaria e presidiria o Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa/MT).
No sindicalismo Zeca D’Ávila também lavrou outros importantes tentos. Na presidência do Sistema Famato, que engloba o Senar, construiu em Cuiabá a moderna sede daquela entidade representativa do sistema produtivo agropecuário mato-grossense. É incansável na luta pela erradicação da febre aftosa e na difusão do sindicalismo patronal rural.
Além do sindicalismo Zeca D’Ávila também milita na política partidária. Dirigente estadual do Democratas elegeu-se deputado estadual por esse partido em 2002 (à época PFL). No biênio 2005/06 foi vice-presidente da Assembléia Legislativa e exerceu a presidência por um curto período, em razão da renúncia do titular, Silval Barbosa (PMDB) que deixou o cargo para assumir a vice-governadoria de Mato Grosso. Na presidência da Assembléia foi governador constitucional por algumas horas e transmitiu o governo ao governador reeleito Blairo Maggi (à época PPS e agora PP). Em Cuiabá foi secretário municipal na primeira administração do prefeito Wilson Santos (2005/08), por um curto período.
No período à frente do Sistema Famato, Zéca D’Ávila foi considerado um dos mais influentes líderes ruralistas brasileiros.
Zeca D’Ávila é como se tornou conhecido o paulista de Barretos, José Antônio de Ávila, que bem jovem mudou-se com sua família para Rondonópolis;
Eduardo Gomes – blogdoeduardogomes
FOTOS: Arquivo
Parabéns a liderança do Zeca, em todas suas atividades frente aos cargos ocupados como um guerreiro, com muita sabedoria e discernimento, precisamos de pessoas destes quilates, ele merece muito mais que isso, que Deus abençoe sempre