Presidente da República, Jango Goulart recebeu seu colega paraguaio general Alfredo Stroessner em janeiro de 1964. O tema tratado por eles foi a construção da grande hidrelétrica de Itaipu, no rio Paraná. Isso mesmo! Jango era dono da fazenda Três Marias, de 10 mil hectares, no Pantanal, no entorno de Rondonópolis, mas pertencente a Santo Antônio de Leverger.
Em Três Marias os dois presidentes alinhavaram o acordo binacional para aquela que seria a maior obra do setor energético mundial. A Presidência da República, em nota, confirmou o encontro: “Dia 19 (de janeiro de 1964), reuniram-se os presidentes Goulart e Stroessner, na fazenda Três Marias, em Mato Grosso, cujo entendimento foi o mais fraterno, tendo ambos chegado à maior sintonia de pensamentos, com integral respeito à soberania das duas nações, reafirmando mais uma vez a sincera amizade entre os dois povos. Nos próximos dias, o presidente Goulart enviará a Assunção representantes do governo brasileiro, a fim de assentarem as normas que orientarão as bases definitivas para a construção da maior usina de energia elétrica do mundo”.
…
Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
……
Jango era socialista nas ideias, mas capitalista na prática. A fazenda em Rondonópolis, adquirida antes que fosse presidente, foi um de seus investimentos e ele também a usava enquanto refúgio, sem que isso impedisse que continuasse a investir naquela área, inclusive utilizando a estrutura do governo. Segundo denúncias à época, aviões cargueiros da Força Aérea Brasileira (FAB) teriam transportado bovinos, carneiros e equinos do Rio Grande do Sul, a terra de Jango, para Três Marias.
A obra de Itaipu estendeu-se de 1975 a 1982 e sua capacidade de geração é de 14 gigawatts (GW), a maior do mundo e que somente foi desbancada em 2003 com a entrada em operação da hidrelétrica Três Gargantas, na China. Stroessner, um de seus idealizadores, participou de sua inauguração juntamente com o colega brasileiro marechal Castelo Branco; à época Jango estava exilado no Uruguai.
Além de aumentar a oferta energética nos dois países, Itaipu contribuiu para a ocupação do vazio demográfico em Mato Grosso. Em 1978 e nos anos seguintes parte das famílias de atingidos pela formação do lago daquele hidrelétrica foi levada para uma vila chamada Gaúcha, na Gleba Gaúcha, que a Imobiliária Gaúcha, do Grupo Casa Gaúcha, de Cascavel (PR) colonizou e que mais tarde foi transformada na cidade de Gaúcha do Norte.
Ainda sobre Três Marias, o mafioso Tommaso Buscetta tentou comprá-la e a negociação com Jango avançou, mas foi derrubada pelo general de divisão Ernesto Bandeira Coelho, que chefiava a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Bandeira Coelho não tinha conhecimento da ligação de Buscetta com a máfia, mas preventivamente o descartava enquanto investidor na Amazônia Legal temendo que o mesmo fosse agente comunista. Mais tarde, Buscetta moraria em Rondonópolis. Na fase de negociação, Jango e Buscetta chegaram a se encontrar na estância do ex-presidente em seu exílio no Uruguai. O capo ficou de olho na fazenda por razão logística para o narcotráfico: tinha boa pista de pouso e se localiza próxima ao Paraguai e Bolívia, situação essa que a deixa em posição estratégica para o tráfico aéreo de cocaína. Tenham em conta que à época o Brasil não contava com monitoramento do espaço aéreo.
RESUMO – Rondonópolis para registro nas matérias sobre os 71 anos de sua emancipação não é somente seu território, mas sua área de influência, da qual é referência na prestação de serviços públicos, e que começa em Alto Taquari, na tríplice divisa MT/MS/GO, avança a Gaúcha do Norte e engloba parte do Pantanal em Santo Antônio de Leverger.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏detalhes da história que só aprendemos aqui!
Deixe uma resposta
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar.
AceitarLeia Mais
👏👏👏👏👏👏👏👏👏detalhes da história que só aprendemos aqui!