Alto Araguaia reverencia o major Carlos Hugueney
A memória do major Carlos Hugueney, fundador de Alto Araguaia, é reverenciada pelo município.
Um busto do fundador, na área central, foi a forma encontrada em 1968 para celebrar os 30 anos do lugar.
Município na divisa com Goías, Alto Araguaia tem 18.703 habitantes e em 26 de outubro do ano passado completou 80 anos de emancipação. É sede de comarca e zona eleitoral. A cidade forma conurbação com a goiana Santa Rita do Araguaia – entre elas o rio Araguaia, que naquele trecho é pouco mais que um ribeirão.
A rodovia BR-364 cruza a cidade, que dista 510 quilômetros de Goiânia, 200 quilômetros de Rondonópolis e 410 quilômetros de Cuiabá. O município observa o horário oficial brasileiro, a exemplo dos demais no Vale do Araguaia, enquanto que nas demais regiões de Mato Grosso o horário tem uma hora a menos em relação a Brasília.
O ensino superior é garantido por um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), além de instituições privadas.
A cidade é banhada pelo rio Araguaia, que em suas imediações tem belas cachoeiras, que são pontos turísticos.
O município tem um terminal ferroviário e um polo agroquímico. O trem da Rumo Logística escoa soja e outras commodities agrícolas mato-grossenses para o porto de Santos. Em função desse modal de transporte a cidade abriu novos postos de trabalho e a economia do município ganhou impulso.
Alto Araguaia tem um importante histórico político, mas o ponto alto da sua política foi a visita que recebeu em 24 de maio de 1955, do então candidato a presidente Juscelino Kubitschek, que percorreu ruas numa cavalgada acompanhado por lideranças locais e eleitores.
FOTO: blogdoeduardogomes em arquivo recente
Comentários estão fechados.