Mauro Mendes, o governador democrata, anuncia que seu governo investirá R$ 32,5 milhões na construção do Autódromo Internacional de Mato Grosso, em Cuiabá. Paralelamente a essa vitalidade orçamentária revelada pelo governante, algumas travessias de rios continuam à espera de pontes.
O autódromo será construído numa área de 300 hectares doada pelo Grupo Bom Futuro, do megaempresário Eraí Maggi Scheffer, ao lado da capital. Scheffer também bancará a terraplenagem e o projeto arquitetônico.
Competições esportivas em pista, com provas de velocidade e de arrancada são disputadas em Mato Grosso, mas não figuram entre os esportes mais preferidos pelos mato-grossenses, como acontece com o futebol, montarias em rodeios, judô e futsal. A opção do governador pelo autódromo colheu de surpresa o mundo esportivo. Mais surpresos ainda ficaram usuários de rodovias estaduais, que em balsas enfrentam travessias de rios – se é para permitir que os veículos fluam, que então se construa pontes.
Algumas balsas:
A travessia do rio Xingu, na MT-322, na ligação da BR-158 em Confresa e a BR-163 em Matupá é feita por balsa, nos limites de São José do Xingu (margem direita), e Peixoto de Azevedo e Marcelândia (do lado oposto) – Peixoto fica à esquerda da rodovia no sentido 163/158; Marcelândia, à direita.
A ligação de Carlinda com Novo Mundo é feita pela MT-419. O rio Teles Pires é o limite entre aqueles municípios e sua travessia depende de uma balsa.
O rio Juruena é atravessado por balsa no limite de Nova Bandeirantes com Cotriguaçu.
No trajeto de Paranaíta a Apiacás a travessia do rio Apiacás é feita por balsa.
A travessia do rio Araguaia na ligação de Araguaiana com Goiás depende de balsa.
Em São Félix do Araguaia uma balsa é o único meio para se atravessar o rio Araguaia no sentido de Formoso do Araguaia (TO).
A travessia do rio das Mortes em Novo Santo Antônio, na ligação com Luiz Alves (distrito de São Miguel do Araguaia/GO) é feita por balsa na BR-342.
Na mesma rodovia, o governo federal constrói uma ponte sobre o rio Araguaia.
Em pareceria com a iniciativa privada o governo goiano construiu uma ponte sobre o rio Araguaia na divisa de Cocalinho com Mozarlândia (GO), o que aposentou a balsa que fazia a travessia entre os dois estados.
A construção de algumas pontes para substituição de balsas é de responsabilidade do governo mato-grossense, e outras, do Ministério dos Transportes por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
No percurso entre Nova Guarita e Carlinda a travessia do rio Teles Pires é feita por balsa.
Redação blogdoeduardogomes
FOTOS:
1 – Felipe Barros
2 – blogdoeduardogomes
3 – Site público do Governo de Goiás