CUIABÁ 306 ANOS – Sinjão Capilé

Eduardo Gomes 

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

Ex-prefeito de Dourados (MS), no período 1945/47, quando aquele município pertencia a Mato Grosso, João Augusto Capilé Júnior, o Sinjão, presidiu a Comissão de Planejamento da Produção do Governo Estadual (CPP), e que mais tarde se transformaria na Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Codemat), já extinta.

Na direção da CPP, Sinjão fundou as vilas de Salto do Céu, Rio Branco e Lambari D’Oeste, nos anos de 1962 e 63 e com isso abriu a primeira frente de colonização na vastidão territorial do município de Cáceres, na região Oeste, fronteira com a Bolívia e banhado pelo rio Paraguai, que é o principal formador do Pantanal.

Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

No final da década de 1960, as três localidades ganharam impulso com a chegada de centenas de famílias de agricultores mineiros e capixabas. Posteriormente emanciparam-se de Cáceres, preservando seus nomes, sendo que Rio Branco é sede de comarca.

Sinjão nasceu em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, em 23 de março de 1916 e residia em Cuiabá desde os anos 1960. Fechou os olhos para sempre na terça-feira, 2 de junho de 2015, aos 99 anos, num leito de hospital, vítima de uma parada cardiorrespiratória sofrida em 27 de maio daquele ano.

Foto: José Medeiros