300 – Primeiro gol na Arena Pantanal

Reinaldo camisa 9 marca o gol histórico

Rio de Janeiro, 16 de junho de 1950. Didi, o mestre dafolha seca, marca o primeiro gol no Estádio Mário Filho, o Maracanã, na derrota da seleção fluminense por 3 a 1 para os paulistas.

Belo Horizonte 5 de setembro de 1965. O craque Buglê,do Atlético Mineiro, estufa as redes do River Plate, da Argentina, na vitória de 1 a 0 da seleção mineira sobre os hermanos, na inauguração do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão.

Cuiabá, 8 de abril de 1976. Pastoril levanta a torcida mixtense mexendo pela primeira vez no placar do Estádio Governador José Fragelli, o Verdão, que recebia seu jogo inaugural. Naquela partida o Mixto venceu o Dom Bosco por 2 a 0. O Verdão foi demolido e em seu lugar o governo de Mato Grosso construiu a Arena Pantanal.

O malabarista Ronaldinho Gaúcho faz ecoar o primeiro grito de gooooool nas arquibancadas do novo Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis, na goleada de 4 a 0 do Grêmio de Porto Alegre sobre o anfitrião União Esporte Clube, numa partida disputada em 22 de julho de 2004 e válida pela Copa do Brasil.

Didi, Buglê, Pastoril e Ronaldinho fizeram história e imortalizaram seus nomes. História também é o que fez na tarde do sábado, 26 de abril de 2014, o atacante Reinaldo, do Luverdense Esporte Clube, da cidade de Lucas do Rio Verde, na Arena Pantanal.

Reinaldo marcou o primeiro gol na Arena Pantanal na vitória de 2 a 1 de seu clube sobre o Vasco da Gama, na partida válida pela segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B.

Mas, afinal, quem é Reinaldo, o sortudo que pela primeira vez mandou a bola pros fundos das redes na Arena Pantanal, que recebia o segundo jogo teste antes da realização de quatro partidas válidas pela Copa do Mundo, em junho?

O atacante Reinaldo da Cruz Oliveira Nascimento, 1m87  nasceu em 14 de março de 1979 na cidade fluminense de Itaguaí, distante 70 quilômetros do Rio de Janeiro. Colecionador de títulos e com passagens por vários clubes brasileiros e do exterior, o autor do primeiro gol na Arena Pantanal foi um dos reforços contratados pelo Luverdense, naquele ano para disputar a Série B.

 

Arena Pantanal lotada quando do primeiro gol

O GOL – O lateral-direito Raul Prata desarmou o ataque vascaíno, avançou pela direita, cruzou o meio-campo, passou por dois, chegou à cabeça da área, desmontou um zagueiro e chutou. O goleiro Diogo Silva espalmou para a esquerda, por onde entrava Reinaldo. Mesmo destro o atacante meteu a canhota na bola que estufou a rede.

O cronômetro do árbitro gaúcho Jean Pierre Gonçalves Lima marcava 21 minutos do primeiro tempo, quando Reinaldo marcou o gol inaugural da Arena Pantanal e também o seu primeiro com a camisa do Luverdense.

FOTOS:

! – Dinalte Miranda

2 – José Medeiros

PS – Texto extraído do livro NORTÃO BR-163: 46 ANOS DEPOIS publicado em 2016 pelo jornalista Eduardo Gomes de Andrade sem apoio das leis de incentivos culturais