40 Anos – Presença quase simbólica dos bombeiros nos municípios

Simulação de resgate em Cuiabá

Mato Grosso tem 141 municípios e em apenas 12% deles o Corpo de Bombeiros Militar se faz presente. Há enormes claros em razão da distância da cidade ao quartel mais próximo.

Os bombeiros estão instalados em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Nova Mutum, Primavera do Leste, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Jaciara, Sorriso, Campo Verde, Colíder, Lucas do Rio Verde e Juína.

No Vale do Araguaia, a unidade dos bombeiros mais próxima de Vila Rica é a 4ª Companhia Independente de Nova Xavantina, que não tem estrutura operacional de batalhão. Vila Rica, à margem da BR-158, é sede de comarca e tem 24.835 habitantes.

Apesar da pouca presença em razão do limitado efetivo e da falta de infraestrutura, os bombeiros mato-grossenses são considerados excelentes profissionais e a população os respeita e admira.

Enquanto não houver investimento do governo o Corpo de Bombeiros não terá condições de atuar preventivamente em muitos municípios, não reverterá sua incapacidade de vistoriar estabelecimentos fora das cidades onde se faz presente e Mato Grosso continuará desprotegido em sua área de atuação.

De Torixoréu a Santa Terezinha, margeando o rio Araguaia, a distância é de 900 quilômetros. Essa área tem fluxo turístico muito grande em julho, que é a época das águas baixas e da Temporada de Praia. No trecho há somente um quartel, em Barra do Garças. No Vale do Araguaia os bombeiros também se fazem presentes em Nova Xavantina, mas essa cidade não é banhada pelo rio que empresta o nome à região.

 

EDUARDO GOMES/blogdoeduardogomes

FOTO: Chico Valdiner/governo de Mato Grosso