2017 – Pró-Escolas fracassa em seu primeiro ano

Governador Taques lança o programa

CUIABÁ, 30 DE MARÇO – Com 7,28% de analfabetos entre a população acima de 15 anos e com boa parte das 759 escolas estaduais à espera de reforma, o governador Pedro Taques lançou o programa Pró-Escolas. Taques o considerou como divisor de época na Educação em Mato Grosso. Com quatro áreas abrangentes de atuação a partir de sua sustentação básica, que é a formação continuada dos professores, o programa investiria R$ 360 milhões neste ano e em 2018 na execução de 140 obras.

O secretário de Educação, Marco Marrafon, explicou que o programa seria a síntese dos compromissos de campanha do então candidato a governador Pedro Taques e de suas entrevistas após vencer a eleição em 2014. Taques e Marrafon detalharam como seria sua execução.

O ponto de partida e também sua sustentação básica seria um programa especial de qualificação e de capacitação continuada dos professores, que Taques definiu como preparação em busca da “eficiência laboral dentro e fora da sala de aula”. A meta seria discutir com o professor sua relação com a prática pedagógica e também levaria para o centro das discussões as necessidades e dificuldades do aluno. Em suas vertentes o Pró-Escolas atuaria no ensino, na estrutura da rede física, no esporte e lazer, e na tecnologia de informática em todas as unidades escolares nos 141 municípios.

Em dois anos seriam construídas 35 escolas e 70 seriam reformadas. No mesmo período Mato Grosso ganharia 20 quadras esportivas para a comunidade escolar. O governo contemplaria com um Centro Integrado Escola-Comunidade (CIEC) 15 municípios em todas as regiões: Sinop, Cuiabá, Cáceres, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Confresa, Barra do Garças, Canarana, Lucas do Rio Verde, Juara, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste Tangará da Serra, Alta Floresta e Rondonópolis. CIEC – explica Marrafon – é escola do mais alto padrão, com 18 salas de aula para atender até 540 alunos por turno. Seu projeto observa padrões ecológicos que permitem a captação e reaproveitamento da água de chuva e o fornecimento de parte de sua energia pelo sistema solar. Todas as unidades seriam climatizadas e contariam com laboratórios de informática, bibliotecas, quadras poliesportivas e internet WI-Fi. Com a construção dos 15 CIECs Mato Grosso ganharia 24.300 vagas em escolas de excelência.

As novas quadras permitiriam avanço na área de esporte e lazer aos estudantes. Os investimentos em tecnologia, que seriam integrados com a Secretaria de Educação e seus núcleos regionais integrariam a comunidade escolar à rede mundial da internet. Paralelamente a isso o governo reforçaria o sistema de segurança escolar com efetivos da Polícia Militar.

Marrafon nada diz e a Secretaria de Educação (Seduc) desconversa sobre a possibilidade de apresentação de um balanço detalhado do Pró-Escola. A Assembleia Legislativa, submissa a Taques, não se interessa pelo caso. O Tribunal de Contas do Estado vive um momento atípico tendo apenas um conselheiro titular em sua composição, uma vez que os demais estão afastados judicialmente – cinco pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e um que cumpria afastamento imposto pelo Superior Tribunal de Justiça,  e que se aposentou

 

LANÇAMENTO – O lançamento do Pró-Escolas, no Salão Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, reuniu os deputados estaduais José Domingos e Wagner Ramos (ambos do PSD) e Dilmar Dal’Bosco (DEM); prefeitos, vereadores, secretários de governo, outras autoridades, professores e diretores da rede escolar, e alunos de escolas estaduais em Cuiabá. O evento também teve encenação teatral do Grupo Cena Onze, abordando a relação de pais e filhos no ambiente escolar.

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes

FOTO: Júnio Salgueiro/Governo de Mato Grosso