A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), realiza nos dias 1 e 2 de fevereiro, em Nova Mutum, e nos dias 8 e 9 de fevereiro, em Rondonópolis, o Fundação MT em Campo 2018. ‘O tempo em movimento’, tema da edição, retrata a transformação da lavoura ao longo do tempo e, em especial, a Fundação MT irá mostrar a campo os resultados de dez anos de pesquisas em sistema de produção de grãos com rotação de culturas. Os eventos são gratuitos e as inscrições são feitas na hora.
Em Nova Mutum o evento é realizado a partir de 7 horas, no Centro de Aprendizagem e Difusão da Fundação MT (CAD-Médio Norte), localizado na BR 163, no Km 619, Fazenda Três Irmãos. Neste evento, o público poderá conferir nove estações de pesquisa com os seguintes experimentos: Níveis de correção e seus efeitos para o sistema soja/milho safrinha – 5º ano; Readequações no arranjo espacial de plantas e adubação visando altas produtividades – 4º ano; Níveis de adubação no sistema soja/milho safrinha – 5º ano; Influência das culturas de cobertura, velocidade de plantio e mecanismos sulcadores sobre o estabelecimento da soja; Desenvolvimento da soja e do milho em solos compactados com diferentes mecanismos sulcadores; Avaliação de diferentes manejos para controle de mosca branca e lagartas; Manejo de doenças; Nematoides x culturas de cobertura x produtos químicos x biológicos e a cultura da soja; e Influência do manejo na incidência de mancha alvo.
Em Rondonópolis, o evento também inicia às 7 horas e acontece no CAD-Sul, Fazenda Cachoeira, BR 163, Km 40. Neste CAD, o evento contará com os experimentos: Sistemas de rotação de culturas no desenvolvimento e produtividade da soja e do milho – 10º ano; Acidez do solo em áreas com a fertilidade química construída. Após 6 anos: Fazer calagem? Calagem superficial? Calagem incorporada? Gessagem? O que considerar nas interpretações e recomendações?; Fatores envolvidos na alta produtividade de grãos de soja e milho – 3º ano; Correção prévia do solo em diferentes profundidades e modos de aplicação de fósforo na cultura da soja e do milho – 8º ano; Dinâmica de nematoides nos sistemas de produção após 10 anos; Condições físicas do solo em diferentes sistemas de produção; Interação de herbicidas, qualidade de gotas e volume de calda em diferentes condições de campo; Controle de danos de percevejos e manejo para o complexo de lagartas na cultura da soja; Regulagem de máquinas para aplicação de fertilizantes à lanço; e Discussão técnica: Panorama das doenças na cultura da soja – safra 2017/18.
Dez anos
A Fundação MT comemora este ano um importante marco, os dez anos de resultados de trabalhos com sistemas de produção de grãos com rotação de culturas no CAD-Sul. Ao longo do tempo, estes experimentos mostraram dados sobre o desenvolvimento e produtividade da soja e do milho em Mato Grosso, os quais foram todos compartilhados com a classe agrícola, assim como será nesta edição do Fundação MT em Campo, no evento de Rondonópolis.
“Os anos de pesquisas nos ensinaram a ter persistência e paciência para colher e informar resultados mais consistentes para a classe produtora. Além disso, buscamos no dia a dia da pesquisa agronômica encontrar soluções para o melhor desenvolvimento do campo. É neste contexto que estamos mais uma vez preparando dois grandes eventos para pensarmos juntos com os agentes da agricultura o que podemos fazer para melhorar, pois o futuro está em função do que se faz hoje, o tempo está em constante movimento”, exemplifica Leandro Zancanaro, gestor de Pesquisa da Fundação MT.
Assessoria com edição
FOTO: Arquivo Fundação MT