Construída entre 1907 e 1912, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, hoje desativada, tinha 366 quilômetros ligando as cidades de Guajará-Mirim (RO) e Guayaramerín (boliviana), na fronteira Brasil-Bolívia, com Porto Velho, a capital de Rondônia.
A Madeira-Mamoré foi a 15ª ferrovia brasileira. À época de sua construção a região de Guajará-Mirim pertencia ao município mato-grossense de Vila Bela da Santíssima Trindade, que sequer foi consultado sobre aquela obra.
Portanto, 100 anos antes da chegada dos ferrovia da Rumo ALL em Rondonópolis, Mato Grosso tinha o trem em sua matriz de transporte, ainda que sem interligação nacional, porque os trilhos se destinavam ao escoamento da produção boliviana pelo modal hidroferroviário que se formava com a Hidrovia Madeira-Amazonas (abaixo de Porto Velho) e os vagões ferroviários no trecho da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
FOTO: Felipe Barros em arquivo