Apoiar essa iniciativa é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. Somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.
No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei Nº 11.121, criando o Dia Nacional em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.
Em Mato Grosso, nós temos a Associação Mato-grossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Amaest-MT) que congrega profissionais especialistas em cuidar da segurança do trabalhador e também está apoiando esse movimento. É tempo de tratamento justo e igualitário perante a lei para mortes e acidentes de trabalho. Acesse o endereço eletrônico http://www.abrilverde.com.br e saiba mais sobre o movimento.
João Pedro Valente – engenheiro agrônomo e presidente do Crea-MT