Carlos Bezerra, cacique do MDB, foi o único deputado federal reeleito.
Mato Grosso renova sua bancada na Câmara dos Deputados. Dos oito parlamentares somente Carlos Bezerra (MDB) se reelegeu. A nova composição mostra que houve grande mudança política. Nelson Barbudo (PSL), José Medeiros (Podemos), Emanuelzinho (PTB), Neri Geler (PP) Leonardo Albuquerque (SD), Rosa Neide (PT) e Juarez Costa (MDB) são os novos representantes mato-grossenses.
Nelson Barbudo é o nome político de Nelson Ned Previdente, paulista, produtor rural residente em Alto Taquari na tríplice divisa MT/GO/MS; Em 2008, pelo Democratas, Nelson Barbudo tentou disputar eleição para vereador em seu município, mas sua candidatura foi impugnada.
Emanuelzinho é Emanuel Pinheiro Silva Primo, 23 anos, universitário e estreante em política. Emanuelzinho é filho do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), apelidado Paletó, o que transfere para o deputado federal eleito o desconfortável título de Paletozinho.
Leonardo Albuquerque é deputado estadual e foi candidato a prefeito de Cáceres.
Rosa Neide foi secretária de Educação do governo Silval Barbosa.
Juarez Costa foi vereador, deputado estadual e duas vezes prefeito de Sinop
José Medeiros é senador. Em 2010 Medeiros foi candidato a primeiro suplente na chapa encabeçada por Pedro Taques (PDT). em primeiro turno Pedro foi eleito governador em 2014 e Medeiros o substituiu.
Neri Geller foi vereador por Lucas do Rio Verde, duas vezes foi suplente de deputado federal. Neri foi ministro da Agricultura e secretário de Polícia Agrícola naquele ministério.
Bezerra, o único reeleito, é um dos políticos mais antigos de Mato Grosso. Foi deputado estadual, senador, governador, duas vezes prefeito de Rondonópolis e cumpre o quarto mandato à Câmara. Bezerra preside o MDB.
REPRESENTAÇÃO – Por município a nova composição da Câmara tem dois deputados de Rondonópolis: Bezerra e Medeiros; um de Alto Taquari, Nelson Barbudo – o mais votado; um de Lucas do Rio Verde, Neri Geler; um de Cáceres, Leonardo Albuquerque; e dois de Cuiabá Emanuelzinho e Rosa Neide.
OUTROS RESULTADOS – Não foram reeleitos os deputados Victorio Galli (PSL), Ezequiel Fonseca (PP) e Valtenir Pereira (MDB).
Ságuas Moraes (PT) não disputou mandato.
Nilson Leitão (PSDB) e Adilton Sachetti (PRB) concorreram ao Senado e foram derrotados.
Fábio Garcia (DEM) foi eleito primeiro suplente de senador na chapa de seu correligionário Jayme Campos, que se completa com a segunda suplente Cândida Farias (MDB).
Redação blogdoeduardogomes
FOTO: Agência Câmara