Bons ventos para Juara com Aparício

Eduardo Gomes

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

Legislar requer conhecimento, e em Juara, muito mais. Afinal, trata-se de um município com a dimensão territorial de Israel, e com muitas demandas por conta de seu rápido crescimento em pouco tempo de existência, o que dificulta o poder público responder com a urgência necessária aos clamores da população, que ultrapassa 35 mil habitantes. Encontrar políticas públicas para harmonizar a expansão agrícola com o meio ambiente, assegurar moradia digna zerando a sub-habitação e atuar em outras áreas, também, é papel do vereador. Aparício Cardozo da Roza, gaúcho que chegou a Juara quando a mesma dava os primeiros passos, é candidato a vereador pelo Partido Liberal do ex-presidente Jair Bolsonaro e quer voltar à Câmara Municipal, da qual está ausente há 20 anos, desde o término do seu segundo mandato consecutivo.

Aparício é uma das figuras mais conhecidas não somente em Juara, mas no Vale do Arinos. Durante décadas Aparício esteve presente em todos os lares daquela região, não fisicamente mas pelas ondas do rádio, que o tornou popular. Radialista, jornalista, editor de site, mestre de cerimônia, ex-presidente da Câmara Municipal, fundador e ex-presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Aparício  foi secretário municipal nas administrações de cinco dos nove prefeitos de Juara: do lendário Zé Paraná, Priminho Riva, Lorão Macarena, Edson Piovezan e Carlos Sirena.

Juara, por maior que seja, cabe dentro do coração de Aparício e ele quer fazer de suas relações suprapartidárias em Cuiabá uma ferramenta a serviço de seu município. Segundo Aparício, aos 66 anos jamais ele voltaria para a Câmara para cumprir um mandato menos produtivo do que os anteriores. Usando de seu trânsito político na capital mato-grossense ele poderá abrir portas para a diversificação econômica de Juara, por meio de uma política mineral para extração de minério de ferro e sua industrialização com a instalação de um polo sídero-metalúrgico no Vale do Arinos, para explotação de uma grande reserva de ferro de alto teor, até então intocada. Além disso, aproveitando as belezas naturais da região, será possível despertar o turismo pesqueiro e de contemplação.

Juara e Aparício se conhecem, se completam. Seria bom para a população juarense se dentre os vereadores eleitos esteja Aparício. Tantas vezes, desde as precárias estradas sem pavimentação, percorri o caminho para Juara, a metrópole que Zé Paraná fundou na Gleba Taquaral. Ficarei feliz se em 1º de janeiro de 2025 estiver entre os presentes na Câmara Municipal para a posse do vereador Aparício, que jamais deveria ter deixado aquele Legislativo, que verdadeiramente é seu lugar.