Câmara aprova criação da Universidade Federal de Rondonópolis

 

A população rondonopolitana está mais próxima de sua sonhada Universidade Federal de Rondonópolis por desmembramento de campus da  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nesta terça-feira, 19 de dezembro a Câmara dos Deputados aprovou a redação final do projeto de lei por sua criação. O próximo passo para a viabilização passa pelo Senado, onde, por força do regime bicameral, terá que receber a chancela da maioria dos senadores. Isso ainda não é tudo, a terceira e última movimentação da peça desse intrincado xadrez será a sanção do presidente Michel Temer.

Quem comemorou a aprovação na Câmara foi o deputado Carlos Bezerra (PMDB),  relator do projeto e que em 21 de março de 2007 (em mandato anterior) foi o parlamentar que o indicou ao então presidente Lula da Silva. “Essa é uma luta que sempre mereceu nossa dedicação. A autonomia da instituição vai representar significativo desenvolvimento científico, cultural e econômico para a região. Agora, vamos concentrar nossos esforços junto às lideranças do Senado para aprovação da matéria”, disse Bezerra.

O pedido de criação da Universidade foi apresentado a Bezerra por um comitê integrado por diversos segmentos da população rondonopolitana. A luta na Câmara e no Congresso teve a participação dos membros da bancada federal e de seus antecessores.

 

Eduardo  Gomes/blogdoeduardogomes

FOTO: Arquivo