CÂNCER DE BOCA – Capacitação em Cuiabá

O câncer bucal é o quinto de maior incidência no Brasil entre os homens. A estimativa, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é que no biênio 2018-2019, 14.700 novos casos sejam diagnosticados, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres. Em Mato Grosso, a estimativa do Inca, é que 150 homens e 40 mulheres – considerando-se as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes – tenham a doença em 2019.

Sabendo deste contexto e focando sempre na capacitação dos profissionais em Mato Grosso, o Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT), a Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS Cuiabá e o Telessaúde realizaram no dias 12 e 13 de junho um curso aos profissionais das  equipes de saúde bucal, da estratégia de saúde da família de Cuiabá, sobre a prevenção e diagnóstico precoce das doenças bucais, com ênfase no câncer de boca.

Exatamente pelo alto índice de morbidade e mortalidade – cerca de 40% dos pacientes morrem e 25% apresentam metástase à distância – é que capacitações como estas são fundamentais. “Sabemos que há uma grande possibilidade de diminuição destes índices através da identificação precoce. Os esforços do sistema de saúde em relação a esse problema devem se concentrar na capacitação dos profissionais de saúde, mas também na educação do público, informando-o quanto aos fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, bem como sobre a realização do autoexame bucal”, completa a palestrante.

No total, estiveram presentes nestes dois dias de capacitação, realizada no auditório do CRO-MT, cerca de 38 profissionais (foto).