Candidata e irmã são sequestradas e assassinadas em Mato Grosso

EDUARDO GOMES

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com


  • Rayane Alves Porto, 25 anos, candidata a vereadora pelo Republicanos em Porto Esperidião, foi sequestrada e morta a golpes de faca. Seu corpo e o de sua irmã Rithiele Alves Porto, 28, foram encontrados pela Polícia Militar numa casa, na manhã deste sábado, 14. Rithiele foi executada nos moldes de Rayane. Na cidade impera a lei do silêncio e tudo que se apurou até então foi a prisão de seis supostos envolvidos, e a apreensão de quatro menores, que também teriam participado do caso. As prisões e apreensões aconteceram naquela cidade e em Cáceres (distante 110 km).

Segundo fonte policial as duas irmãs participaram de uma festa na noite da sexta-feira, e ao deixarem o recinto teriam sido sequestradas, levadas para a casa onde foram torturadas e mortas. Com elas estavam dois rapazes que também foram torturados, mas um conseguiu fugir e chamou a polícia.

Na área urbana de Porto Esperidião vivem cerca de sete mil pessoas. A movimentação para o sequestro e sua execução não passariam despercebidos dado ao número de vítimas e dos supostos sequestradores.

Rayane era estreante em política e não tinha bens, conforme sua declaração para pedido de registro de candidatura. Em Porto Esperidião as disputas eleitorais são pacíficas.  Uma das linhas de investigação seria uma suposta foto das irmãs fazendo gesto que supostamente faria menção a uma facção criminosa, que poderia ser rival dos executores de ambas.

Não há informação sobre a liberação dos corpos, velório e sepultamento. O Republicanos não se manifestou sobre o assassinato de sua candidata.

Porto Esperidião é um dos cinco* municípios mato-grossenses que fazem fronteira com a Bolívia numa extensão de 983 km dos quais 730 km em solo firme. A cidade abriga o quartel do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tropa estadual de elite, que enfrenta o narcotráfico e tenta recuperar veículos furtados ou roubados no Brasil para serem trocados por droga no país vizinho. A rodovia BR-174 cruza a área urbana e o rio Jauru banha a cidade.

*Poconé, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro completam a relação dos municípios da fronteira.