Chineses conhecem o Prevfogo

Ibama – com foto

Brasília

Uma delegação do Ministério de Gestão de Emergências da China visitou, neste final de semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para conhecer o trabalho do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Os executivos chineses foram recebidos pelo presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, e assistiram a uma palestra sobre as operações do Centro.

“Os incêndios florestais se constituem num grave problema diante das mudanças climáticas no mundo inteiro, e o Prevfogo tem o seu trabalho reconhecido internacionalmente”, afirmou Agostinho, que também destacou a importância da cooperação com outros países. “Precisamos conhecer a tecnologia utilizada por outras nações e eles estão fazendo o mesmo ao vir conhecer o nosso trabalho”, disse.

O vice-diretor do Departamento de Monitoramento de Riscos e Prevenção de Incêndios do Ministério, Wang Yueping, também comentou a cooperação entre as nações: “os ensinamentos que absorvemos aqui hoje com o trabalho muito profissional do Prevfogo serão muito úteis. Vamos usá-los certamente quando voltarmos à China”.

2024-04-26_Ibama_recebe_visita_de_delegacao_da_China_nas_instalacoes_do_Prevfogo-1
Delegação chinesa visita o Prevfogo
Depois da troca de lembranças, os membros da delegação chinesa aproveitaram a visita para conhecer as instalações e a estrutura disponibilizada, equipamentos e viaturas usadas no combate a incêndios florestais.
Agostinho informou que o Ibama tem recebido muitas delegações estrangeiras. “Recepcionar os representantes do governo da China, que, além de grande parceiro comercial, é um país amigo do Brasil, tem uma relação de cooperação antiga e isso torna esse momento muito especial”, concluiu.

A delegação chinesa era composta, além do vice-diretor Wang Yueping, por quatro executivos chineses ligados ao Ministério de Gestão de Emergências da China: Xin Xin, vice-diretor do Departamento de Cooperação Internacional e Resgate; Zhang Liqiang, diretor do Centro de Alerta e Monitoramento de Incêndios Florestais; Wu Jianguo, vice-presidente do Instituto de Pesquisa em Prevenção e Controle de Desastres Naturais; e Sun Pengchong, vice-diretor do Departamento de Monitoramento de Riscos e Prevenção de Incêndios.

Os chineses foram recepcionados também pela chefe da Divisão de Assuntos Internacionais do Ibama, Rita de Cassia Alboyadjian, pela coordenadora-geral do Prevfogo, Flavia Saltini Leite, e pelo presidente substituto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcelo Marcelino.