Conservação mantém trafegabilidade na BR-163

Exército monitora a BR-163

Ao completar um mês de atividades, a força tarefa, criada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para garantir a trafegabilidade no trecho não pavimentado da BR-163 no Pará, registrou apenas duas interdições totais e seis interdições parciais na pista, que foi liberada poucas horas depois. As interrupções neste trecho, localizado entre Novo Progresso e o distrito de Campo Verde ( conhecido como km 30), foram ocasionadas pelos serviços de desmonte de rochas, que são utilizadas em serviços na própria rodovia, ou pelas chuvas intensas. Assim, veículos leves, de transporte de passageiros ou de carga circularam sem maiores problemas na rodovia durante este período.

A operação do DNIT, iniciada no dia 15 de dezembro, conta com o apoio do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal (PRF)  e vai se estender até o mês de maio, quando se encerra o período de chuvas intensas, conhecido como inverno amazônico. A maior parte da BR-163 está pavimentada desde Mato Grosso até o Pará, restando poucos trechos em obra. Dos 710 quilômetros da BR-163/PA localizados entre a divisa com Mato Grosso até a entrada para o Porto de Miritituba, 620 quilômetros já foram pavimentados pelo DNIT, representando um investimento de R$ 1,37 bilhão por parte governo federal. No período de chuvas intensas, devido à impossibilidade de executar o asfaltamento da pista, as obras concentram-se em serviços de manutenção, para garantir a trafegabilidade na rodovia. São realizadas ações de recomposição do revestimento primário da pista e obras de drenagem, além de colocação de rocha.

A mobilização do DNIT na BR-163 no Pará envolve práticas como a inspeção diária da rodovia para eventuais ações preventivas ou emergenciais, monitoramento e controle de tráfego e um sistema de informação com ampla divulgação. Visando o acompanhamento completo da rodovia, o trecho da BR-163 localizado entre Novo Progresso e Km 30, com 398 quilômetros de extensão, foi dividido em três segmentos, nos quais foram instalados os quatro Pontos de Controle de Trânsito (PCTrans). Além destes dois pontos, há PCTrans em Novo Progresso e Bela Vista do Caracol.

Cada PCTran possui destacamentos de trânsito e de inspeção e conta com diversos equipamentos. Ao todo, a operação envolve cerca de 200 pessoas, entre agentes de trânsito, inspetores, coordenadores, servidores, colaboradores e efetivos do Exército e da PRF. Além disso, são empregados mais de uma centena de equipamentos, a exemplo de retroescavadeiras, caminhão carroceria, caminhão tanque, caminhão bitrem, trator agrícola, motoniveladora, escavadeira hidráulica, cavalo mecânico com reboque, grupo motogerador, sistema de iluminação etc.

De três em três horas, a equipe de inspeção de cada PCTrans percorre o trecho sob sua responsabilidade para avaliar a trafegabilidade e a necessidade de execução de serviços de manutenção preventiva e/ou emergencial na pista. Quando necessário, a equipe comunica os agentes de trânsito dispostos em pontos específicos, que fazem a interdição parcial ou total da rodovia e, iniciam, se necessário, a operação pelo “Sistema Pare e Siga”, por meio do qual, utiliza-se apenas um dos lados da pista, alternando os sentidos do tráfego para dar vazão a todos os veículos.

Todas as ações realizadas pelos destacamentos de inspeção e de trânsito são transmitidas ao Centro de Controle Operacional (CCO), instalado no Km 30. O CCO envia estas informações para as equipes em Brasília, que produzem ao menos dois boletins diários sobre as condições de trafegabilidade da rodovia. Os relatórios diários referem-se ao períodos da manhã e noite e são publicados no site www.br163pa.com. A plataforma apresenta também a previsão do tempo na BR-163/PA, orientações para passagem na rodovia e diagrama unifilar atualizado em tempo real com o cenário do segmento de Novo Progresso a Campo Verde. Podem ser encontradas também fotos da BR-163 e uma descrição de toda a Operação.

 

Assessoria DNIT com Redação

FOTO: DNIT