Constituição completa 28 anos; três ex-constituintes são investigados

Promulgada em 5 de outubro de 1989, a Constituição de Mato Grosso completa 28 anos nessa quinta-feira.

Na legislatura constituinte havia somente uma mulher: Thaís Bergo Barbosa.

Dois dos 24 constituintes e seus suplentes continuam na atividade política. Hermínio Barreto é suplente de deputado federal e Luiz Soares é secretário de Estado de Saúde. E Antonio Joaquim é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Barreto e Joaquim são investigados pela Procuradoria Geral da República. Os dois foram delatados pelo ex-governador Silval Barbosa.

O ex-constituinte José Lacerda, também foi delatado por Silval e está sob investigação.

Lacerda foi secretário de Estado no governo de Silval

Barreto foi filmado pelo então chefe de Gabinete de Silval, Sílvio Corrêa, recebendo pacotes de dinheiro, que Silval sustenta que seria mensalinho.

Luiz Soares recentemente foi preso por ordem do juiz de direito da comarca de Nova Canaã do Norte, por descumprimento de determinação judicial para que o Estado fornecesse medicamento a uma menina; O Tribunal de Justiça o liberou.

Joaquim e outros quatro conselheiros do TCE são investigados por suposto recebimento de propinas de R$ 53 milhões para aprovação de obras da Copa do Mundo e do Programa MT Integrado. Tanto ele quanto seus pares estão afastado do TCE e proibidos de frequentarem suas dependências.

Foto: DEMA MILHOMEN