Para a diretora artística e maestrina do Coral UFMT, Dorit Kolling, a retomada do projeto se deve em virtude do grande apelo da comunidade cuiabana por outras oportunidades para assistir ao show.
“Por ser um espetáculo com elementos que mistura poesia, dança e música regional, o público cuiabano se identificou facilmente com a sua cultura, e os não cuiabanos que assistiram a apresentação, se encantaram por um pedacinho do que é Cuiabá”.
Inicialmente o espetáculo foi roteirizado e dirigido cenicamente pelo músico cuiabano, hoje residente em São Paulo, Maurício Detoni. Essas novas apresentações ganharam cenas e coreografias inéditas elaboradas por Danielle Batista e Watila Fernando. A direção geral está a cargo da maestrina Dorit Kolling.
O espetáculo
O espetáculo foi pensado para retratar os mais diversos grupos que constituíram, e ainda constituem, a cidade de Cuiabá.
Estão inseridos nesse cenário os índios, o rio Cuiabá, o luar, a fala típica cuiabana, a Cuiabá bucólica, religiosa e festeira, que será cantada nos versos e canções de autores como Guerra Peixe, Vera e Zuleica, Roberto Seror e Adriângelo, Estela Ceregatti, Jaime Ribeiro, Antônio P. de Figueiredo, Maurício Detoni, Tetê Espíndola e Carlos Rennó, Zelito e Zuto, entre outros.
As poesias e poemas da capital dos seus 300 anos estará presente nos versos de Lucinda Persona, Ivens Cuiabano Scaff, Manoel de Barros, Marilza Ribeiro e Sady Folch.
Os ingressos serão trocados por 01 livro de literatura e serão destinados ao Projeto Inclusão Literária. A troca ocorrerá dos dias 15 a 18 de julho, das 14 às 19h30 no Coral UFMT e nos dias dos espetáculos (19 e 20/07) na bilheteria do teatro, a partir das 18h.
O concerto é uma realização da UFMT/PROCEV, Agenda Tricentenária e Coral UFMT, com apoio cultural da Bellsom Iluminação e Sonorização.
Assessoria do Coral UFMT
FOTO: Coral UFMT – Júnior Silgueiro – em arquivo