Não há preocupação cronológica com os fatos, pois alguns deles transcorreram ao longo de mais de década. Nenhuma matéria está isolada do contexto: todas se completam.
O texto aborda a população, seus indicadores sociais, pioneiros e colonizadores.
A economia em sua abrangência é focalizada no agronegócio, agroindústria, balança comercial e fator de transformação social.
As questões agrárias e indígenas estão presentes. Mato Grosso é um Estado caracterizado pela balbúrdia de seu mosaico fundiário urbano e rural. Até mesmo uma de suas divisas é objeto de questionamento pelo vizinho Pará. Quem acessar também saberá mais sobre presença do índio fora do aldeamento e a política de expansão das terras indígenas etc.
O ciclo do ouro no Nortão. O garimpo de ouro e diamante. Os empreendimentos das mineradoras e as reservas minerais são destaques.
A fragilidade da fronteira com a Bolívia, a violência que deixa a população refém e o avanço da criminalidade estão diluídos nas postagens.
A precariedade do saneamento, que não interessa a políticos. Os aspectos ambientais. A Educação. A Cultura. O Esporte. A política, os políticos e políticos corruptos ocupam espaço nos textos.
Não tentem encontrar numa manchete a situação do ontem e do agora em Mato Grosso. Essas informações estão disponíveis, com números oficiais, mas diluídas, mescladas com o cotidiano dos mato-grossenses, pois o site elaborou textos que não ficaram atados à frieza estatística. Ao contrário, deu a eles o quê do calor humano, sem prejuízo da transmissão de dados, que seguramente serão úteis para os que querem conhecer melhor Mato Grosso, para concurseiros, estudantes, universitários, pesquisadores, prefeituras e instituições.
Aos sites e outros veículos de Comunicação: o conteúdo das matérias pode ser transcrito, desde que na íntegra, para que não haja mutilação da informação, e contendo o nome do site e seu endereço eletrônico.
O conteúdo ora em apresentação – permitam-me abrir mão da modéstia – com a qualidade editorial desse material, que tem contornos enciclopédicos, é apenas uma modesta divulgação do que há de melhor no Brasil e no mundo: Mato Grosso, nossa abençoada e ensolarada terra, que nesta data celebra os 41 anos de sua nova configuração territorial.
Eduardo Gomes – editor de blogdoeduardogomes
eduardogomes.ega@gmail.com