O tempo passou. Chegou a Copa da Rússia, que também jogou na Arena Pantanal. Quatro anos depois do jogo Japão e Colômbia não havia produzido uma linha sobre aquele belo exemplo. Na semana passada, com o noticiário sobre a Seleção em busca do hexa e a celebração dos 110 anos da imigração japonesa, aquela cena na nossa Cuiabá voltou à minha mente. Então notei que ao longo de décadas no jornalismo sempre dediquei espaço aos nossos irmãos japoneses e seus descendentes que habitam o abençoado e ensolarado Mato Grosso.
Há alguns dias posto regularmente capítulos da série “Transparência” neste site blogdoeduardogomes, sobre candidatos majoritários e o ambiente da disputa eleitoral em si. Nesse contexto não poderia excluir Jorge Yanai, suplente do senador Wellington Fagundes, que é pré-candidato ao governo. Caso Wellington seja governador, Jorge Yanai irá para o Senado por Mato Grosso – é o que se chama voto além do voto – enquanto personagem da colônia japonesa.
Reuni alguns textos produzidos em minha trajetória, para falar sobre Jorge Yanai e a colônia japonesa, que tem papel importante no contexto social mato-grossense desde 1953. Passei pela fundação de Pedra Preta por Noda Guenko e o casal Konno. Trouxe para o conteúdo a luta de Paulo Japonês na Gleba Rio Ferro, no Nortão. Fui a Araputanga em busca do colonizador João Sato. Entrei na quadra de vôlei com nossa musa Ana Tiemi. Mostrei Ninomiya Miguel rasgando a Transpantaneira. Reproduzi a emoção do relato de Kazurayama, que sobreviveu ao horror nuclear em Nagasaki. Senti o cheiro da terra com Matsubara e seu pioneirismo no cultivo da soja abaixo do Paralelo 13. Voltei ao tatame com meu sensei – e de meus filhos Agenor e Luiz Eduardo – Manao Ninomiya. Matei a saudade do campo do japonês na minha Rondonópolis. Reuni Kazuo Sano, Iusso Sinohara, Hiroshi Kawatoko, Massairo Okamura e a bela miss Regina Nishitani.
Mesclando personagens naturais ou descendentes da Terra do Sol Nascente e contando a aventura dos que fazem o caminho inverso de seus antepassados, escrevi o capítulo 18 sobre o título O JAPÃO É AQUI. Fica o convite pra que o leiam.
Eduardo Gomes de Andrade é jornalista
eduardogomes.ega@gmail.com
Postado também:
aguaboanews.com.br (ÁGUA BOA)
http://www.aguaboanews.com.br/artigos/exibir.asp?id=761
vgnews.com.br (VÁRZEA GRANDE)
http://vgnews.com.br/artigos/id-761483/de_convite
Jornal A TRIBUNA (RONDONÓPOLIS) Pág. A2 edição 13 junho 2018
atribunamt.com.br (RONDONÓPOLIS)
(http://www.atribunamt.com.br/2018/06/13/de-convite/)
Jornal DIÁRIO DE CUIABÁ Pág. A2 edição 13 junho 2018
diariodecuiaba.com.br (CUIABÁ)
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=515884
vgnoticias.com.br (VÁRZEA GRANDE)
https://www.vgnoticias.com.br/artigos/de-convite/48148
oatual.com.br (VÁRZEA GRANDE)
(http://oatual.com.br/de-convite/)
fococidade.com.br (CUIABÁ)
http://fococidade.com.br/artigo/26913/de-convite
folhamax.com.br (CUIABÁ)
http://www.folhamax.com/opiniao/de-convite/168273
sonoticias.com.br (SINOP)
http://www.sonoticias.com.br/opiniao-do-leitor/de-convite