Democratas define chapas majoritárias; Fávaro, também

Martelo batido para uma chapa: Júlio (esq.) Beto Farias filho de Cândida Farias, Jayme e Fábio Garcia

Grupo de Jayme Campos e Mauro Mendes  (ambos do DEM) e Carlos Fávaro (PSD)  define os oito nomes para as três chapas majoritárias e exclui Rondonópolis que é o segundo maior polo eleitoral estadual. A definição, no final da tarde dessa sexta-feira, 3, véspera das convenções dos partidos que formarão a coligação liderada pelo Democratas, foi a primeira entre os principais grupos que disputam o poder em Mato Grosso.

Para o governo: Mauro Mendes com Otaviano Pivetta (PDT) de vice.

Para as duas chapas ao Senado: Jayme Campos, com Fábio Garcia (DEM) e Cândida Farias (MDB) na suplência. E Fávaro com Geraldo Macedo (PSD) e José Lacerda, o Zezim (MDB) suplentes.

Regionalmente as chapas estão assim distribuídas:

Mauro é de Cuiabá e Pivetta de Lucas do Rio Verde, no Nortão.

A chapa de Jayme, que é de Várzea Grande, se completa com Fábio Garcia, de Cuiabá, e Cândida, de Barra do Garças.

A chapa de Fávaro, que é de Lucas do Rio Verde, tem os suplentes Geraldo Macedo, de Cuiabá, e Zezim, de Cáceres.

A dobradinha Mauro e Pivetta era de domínio público há alguns dias.

Jayme definiu os suplentes hoje, numa reunião com seu irmão Júlio Campos, com Fábio e Beto Farias (MDB), prefeito de Barra do Garças e filho de Cândida.

Fábio é deputado federal e preside o Democratas regional. Até então seria candidato à reeleição. Seu recuo, segundo analistas, está atrelado ao compromisso que Mauro teria com ele, de nomeá-lo secretário de Estado em caso de sua vitória; quando Mauro foi prefeito de Cuiabá (2013/16), Fábio integrou seu secretariado. Cândida é viúva do ex-governador Wilmar Peres, que foi vice-governador de Júlio Campos. A família Peres é fundadora de Barra do Garças.

Fávaro escolheu Geraldo Macedo, que não tem militância política, mas é grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso. Seu segundo suplente é Zezim, que foi indicado por Carlos Bezerra, deputado federal e presidente do MDB. Zezim é ligado a Bezerra e figura histórica no MDB, pelo qual foi deputado estadual; foi secretário de Meio Ambiente e chefe da Casa Civil em parte do governo de Silval Barbosa (2010/14), atuou na cúpula de Silval, enquanto um de seus principais assessores  para diversos assuntos; é irmão do ex-senador Márcio Lacerda; e embora tenha escritório e residência em Cuiabá, é considerado representante de Cáceres, sua cidade.

Mauro, Jayme, Fávaro e Geraldo representam o aglomerado urbano Cuiabá/Várzea Grande.

Fávaro e Pivetta são da mesma cidade no Nortão, Lucas do Rio Verde.

Cândida é de Barra do Garças, a principal cidade do Vale do Araguaia.

Zezim é o nome de Cáceres, o principal município da fronteira.

 

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes

FOTO: Assessoria Democratas