Para a aviação civil, os aeroportos. Aos militares, as bases aéreas. Mato Grosso tem poucos aeroportos com pistas pavimentadas e homologadas para voos noturnos e não conta com base aérea.
Estado com 983 quilômetros de fronteira com a Bolívia – dos quais 730 quilômetros por linha imaginária – que é um dos principais produtores mundiais de cocaína, Mato Grosso virou importante rota do narcotráfico.
A segurança na fronteira é quase simbólica. Poucos destacamentos militares do 2º Batalhão de Fronteira do Exército sediado em Cáceres e a força policial do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), com quartel em Porto Esperidião à margem da BR-174. A FAB não se faz presente na região, embora tenha em Porto Esperidião um radar tridimensional da vigilância do espaço aéreo.
A extensão da fronteira, que se espalha por Cáceres, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro não tem logística militar aérea para o combate aos crimes transnacionais que leva para a Bolívia veículos roubados e furtados no Brasil, e no sentido contrário entra com a cocaína em território brasileiro, com carregamentos para traficantes nacionais e também como parte de grandes conexões de cartéis que a distribuem na Europa, África, Ásia e Estados Unidos.
Avião procedente da Bolívia, que entra no espaço aéreo em Mato Grosso não tem como ser interceptado ou – em caso mais grave – abatido, por falta de aeronave militar.
Para que a FAB faça algum tipo de interceptação é preciso deslocar avião de suas bases em Campo Grande ou Porto Velho, que são as mais próximas, o que dificulta muito a ação. Existe o Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo, Pará, mais conhecido como Base Aérea do Cachimbo, mas além de se tratar de uma unidade militar de treinamento, é muito distante da fronteira mato-grossense.
Mato Grosso por várias vezes cobrou a criação de uma base da FAB em Cáceres, mas sem sucesso. Quando ministro da Defesa, em 2008, Nelson Jobim esteve em Cáceres e inspecionou as Forças Armadas, que faziam operação na fronteira. Jobim prometeu que atenderia ao pedido, mas transcorridos nove anos, não há em curso nenhum projeto para tanto.
Sem a FAB na fronteira, o espaço aéreo fica desguarnecido. O melhor aeroporto na região é o Comandante Nelson Dantas, em Cáceres, com pista pavimentada de 1.285 metros, mas o mesmo não opera voos noturnos.
Eduardo Gomes;blogdoeduardogomes
Foto: Ilustrativa- Youtube