Maior região e a menos identificada com Mato Grosso, o Vale do Araguaia é tão grande que a geografia oficial não inclui a ela alguns municípios que também são tributários de outras bacias hidrográficas, a exemplo de Santo Antônio de Leverger, Primavera do Leste, Itiquira, Paranatinga e Planalto da Serra. Na imensidão entre a margem esquerda do Araguaia e a direita do Xingu vive uma população que não acompanha o fuso horário em Cuiabá, que cita extensão de área rural por alqueire goiano (4,84 ha), que acompanha a mídia de Goiás e que sonha com sua emancipação: a criação do Estado do Araguaia. As eleições deste domingo, 6 de outubro, nos mostram quem manda no Araguaia.
REELEIÇÃO– Na região, 18 prefeitos poderiam concorrer à reeleição, mas somente José Bueno (União), de Campinápolis, não disputou o pleito; mergulhado em denúncias de corrupção, o prefeito nega que tenha envolvimento com atos de improbidade administrativa, mas preferiu não enfrentar a urnas. Os demais foram reeleitos e continuarão no cargo.
Foram reeleitos os prefeitos:
Alto Boa Vista – Zé Maranhão (PSB) com o vice Selvim (Republicanos).
Araguainha – Chiquinho (União), com o vice Gilliard Mendes (PSB).
Barra do Garças – Adilson Gonçalves (União) com o vice reeleito Professor Sivirino (MDB).
Bom Jesus do Araguaia – Mansão (PSB) foi reeleito com o vice também reeleito Sílvio Maria Dantas (PSB)
Alto Taquari – Marilda Sperandio (União) com o vice Dr. Mauro (PSD).
Torixoréu – Thiago Timo (PSB) foi reeleito com o vice José Wilton (MDB), também reeleito.
Santa Cruz do Xingu – Jo Soares (União) com o vice Jair Silvério (Republicanos), também reeleito.
Tesouro – João Isaack (PSB) foi reeleito com o vice Wglhedson Luiz (União), também reeleito.
Cocalinho – Baco (União), reeleito com a vice Eliane Barros (PSB), que cumprirá o primeiro mandato.
Nova Xavantina – João Bang (União) reeleito com o vice Frank do Sal Araguaia (Republicanos), também reeleito.
Luciara – Parassu (MDB) reeleito com o vice Nazirio (PSB), que cumprirá o primeiro mandato.
Novo São Joaquim – Leonardo Farias (PL) foi reeleito com o vice Fernando São Luis (PL), também reeleito.
Ponte Branca – Clenei Parreira da Silva (União), prefeito, e Clayton Parreira da Silva (PSB), vice-prefeito, também reeleito.
Pontal do Araguaia – Adelcino Lopo (MDB) foi reeleito com o vice Luciano Costa (PSD), também reeleito.
Santa Terezinha – Thiago Castellan Ribeiro (PSB) prefeito e Israel Martins dos Santos (União), vice, também reeleito.
São José do Xingu – Dr. Sandro (União) foi reeleito com o vice Wedersilva Moraes (PRD), que cumprirá o primeiro mandato.
Serra Nova Dourada – Elson Mará (MDB) foi reeleito com o vice João Bolacha (PL), também reeleito.
PARTIDOS – Quem mais conquistou prefeituras foi o União Brasil, com 13, seguido pelo MDB e o PSB, ambos com sete; PL, com seis; Republicanos, com duas; e o PRD, com uma. O PSB elegeu 10 vice-prefeitos; o Republicanos, oito; o PL, seis; União Brasil e PSD, três, cada; o MDB e o PRD, dois, cada; e o Podemos e PP, um, cada.
No Araguaia, um mulher foi eleita e duas reeleitas,
Os 36 municípios formais do Araguaia têm pequena representação política estadual e federal. O deputado federal Nelson Barbudo (PL) é de Alto Taquari; o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) é de Água Boa; e a única suplência do senador Jayme Campos (União) é da empresária Cândida Farias (MDB), de Barra do Garças e viúva do ex-governador Wilmar Peres de Farias.
BARRA DO GARÇAS– Adilson Gonçalves (União), reeleito com o vice também reeleito, Professor Sivirino (MDB). A chapa recebeu 23.028 votos (69,61%).
Barra, com 72.694 habitantes, é o maior município da região e de Mato Grosso. É polo do turismo de aventura e roteiro do turismo místico na Serra do Roncador, onde em 1925 desapareceu o coronel inglês Percy Fawcett; a cidade tem um discoporto e forma conturbação com Pontal do Araguaia e a goiana Aragarças; Barra tem um dos maiores rebanhos bovinos de Mato Grosso.
ARAGUAINHA – Chiquinho (União), foi reeleito com o vice Giliard Mendes (PSB), que conquista o cargo pela primeira vez. A chapa recebeu 878 votos (77,91%).
Com 1.006 habitantes é o menor município de Mato Grosso e o quarto menor do Brasil. Faz divisa com Goiás. A cidade foi construída dentro da maior cratera da América Latina, formada pelo impacto de um meteorito, ocorrido no período Triássico, há 245 milhões de anos, afetando a formação sedimentar em um raio de 40 quilômetros de diâmetro; o local apresenta uma vasta gama de possibilidades de pesquisas para estudiosos em Geologia, Geografia e áreas afins, além de ser um grande atrativo turístico ainda inexplorado.
Araguainha situa-se à margem da MT-100, rodovia pavimentada que liga Alto Araguaia a Barra do Garças.
……
Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
……
ÁGUA BOA – Mariano Kolankiewicz (MDB) reeleito, com o vice Ari Zandoná (União), que cumprirá o primeiro mandato no cargo e que exerce o nono mandato consecutivo de vereador:
No centro geodésico do Brasil, com 29.300 habitantes, Água Boa é um importante polo pecuário. O município prepara-se para o apito do trem da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), cuja obra está em execução para ligá-lo aos trilhos da Ferrovia Norte-Sul, em Mara Rosa (GO), distante 383 km, via Nova Nazaré e Cocalinho. A conclusão deverá ocorrer em dois anos.
Polo de saúde, Água Boa conta com o Hospital Regional Paulo Alemão, que atende aquele e os municípios da região, mas que não dispõe de centro de hemodiálise.
ALTO ARAGUAIA – Jacson NIedermeier (União) com o vice Welton Vilela (PSB). A chapa recebeu 5.515 votos (73,55%).
ALTO BOA VISTA – Zé Maranhão (PL), reeleito com o vice Selvim (Republicanos). A chapa recebeu 2.263 votos (64,66%).
ALTO GARÇAS – Júnior Pitucha (PL) com o vice Zé Milton (PL). A chapa recebeu 3.871 votos (56,33%).
ALTO TAQUARI – Marilda Sperandio (União) foi reeleita com 3.201 votos (50,65%) com o vice Dr. Mauro (PSD).
ARAGUAIANA – José Marra (MDB) com a vice Kamilla Vieira (PSB). A chapa recebeu 1.441 votos (54,03%).
BOM JESUS DO ARAGUAIA – Mansão (PSB) foi reeleito com o vice também reeleito Sílvio Maria Dantas (PSB). A chapa recebeu 3.578 votos (89,85%).
CAMPINÁPOLIS – Jeovan Vilela (Republicanos) com o vice Eurides Silvestre (Republicanos). A chapa recebeu 3.307 votos (39,65%).
CANABRAVA DO NORTE – Professor Neuilson (União) com o vice Belozinho (Republicanos). A chapa recebeu 2.005 votos (59,21%.
CANARANA – Vilson Biguelini (União) com a vice Madelaine Terezinha Stragliotto (PSD). A chapa recebeu 6.320 votos (51,34%).
COCALINHO – Baco (União), reeleito com a vice Eliane Barros (PSB). A chapa recebeu 2.519 votos (5499%).
CONFRESA – Ricardo Babinski (MDB) com o vice Moadil Fernando (Republicanos). A chapa recebeu 8.272 votos (46,46%).
GAÚCHA DO NORTE – Ari do Prado (União) com o vice Agenor (PSB). A chapa recebeu 2.640 votos (52,83%).
GENERAL CARNEIRO – João Filho (MDB) com o vice Neto (PL). A chapa recebeu 2.660 votos (68,43%).
LUCIARA – Parassu (MDB) reeleito com o vice Nazirio (PSB), que cumprirá o primeiro mandato. A chapa recebeu 1.313 votos (59,68%).
NOVA NAZARÉ – Narizinho (PSB) com o vice Luís Felipe (PSB). A chapa recebeu 1.531 votos (51,76%).
NOVA XAVANTINA – João Bang (União) reeleito com o vice Frank do Sal Araguaia (Republicanos), que cumprirá o primeiro mandato. A chapa recebeu 8.414 votos (72,88%).
NOVO SANTO ANTÔNIO – Júnior Contador (PSB) com o vice Jairton (Podemos). A chapa recebeu 850 votos (51,42%).
NOVO SÃO JOAQUIM – Leonardo Farias (PL) foi reeleito com o vice Fernando São Luis (PL), também reeleito. A chapa recebeu 3.093 votos (72,74%).
PONTAL DO ARAGUAIA – Adelcino Lopo (MDB) foi reeleito com o vice Luciano Costa (PSD), também reeleito. A chapa recebeu 3.252 votos (78,63%).
PONTE BRANCA – Reeleita com 1.538 votos (100%) a chapa única com Clenei Parreira da Silva(União), prefeito, e Clayton Parreira da Silva (PSB), vice-prefeito.
Não é uma dupla sertaneja famosa, mas faz sucesso em Ponte Branca. A chapa dos irmãos Parreira para a prefeitura repetiu 2020 disputando a eleição sem concorrente. Clenei para prefeito e seu mano Clayton para vice.
Clenei Parreira da Silva (União) encabeçou a chapa pela coligação Juntos Somos Mais, com o PSB do mano Clayton Parreira da Silva e apoiada pelo PP. Em 2020, também sem adversário, essa dobradinha foi eleita com os 1.353 votos válidos do pleito em Ponte Branca, agora com 2.076 habitantes.
Em 2020 Clenei era filiado ao Podemos e Clayton ao PP. Os Parreira não brincam em serviço quando se trata de luta pelo poder. Tanto assim, que Clenei correu para o União Brasil do governador Mauro Mendes, e seu mano para o PSB de Max Russi.
PORTO ALEGRE DO NORTE – Carlos Tomazetto (União) com o vice Romário da Farmácia (Republicanos). A chapa recebeu 3.272 votos (52,64%).
……
Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
……
QUERÊNCIA – Gilmar Wentz (PRD) com o vice Dr. Kalil (PSB). A chapa recebeu 7.279 votos (56,01%).
RIBEIRÃOZINHO – Danilo Coelho (PSB) com a vice Vania Carrijo (Republicanos). A chapa recebeu 1.140 votos (51,03%).
RIBEIRÃO CASCALHEIRA – Dona Elza (PL) com o vice Eduardo Parafuso (PP). A chapa recebeu 2.681 votos (43,45%).
SANTA CRUZ DO XINGU – Jo Soares (União) foi reeleita com o vice Jair Silvério (Republicanos), também reeleito. A chapa recebeu 959 votos (53,04%).
SANTA TEREZINHA – Reeleita a chapa única com Thiago Castellan Ribeiro (PSB) prefeito e Israel Martins dos Santos (União), vice-prefeito, também reeleito. A chapa recebeu 3.852 votos (100%).
O município de Santa Terezinha tem 7.600 habitantes. A cidade fica à margem do rio Araguaia, na divisa com Tocantins e Pará, no ponto mais ao Norte da Ilha do Bananal,
SANTO ANTÔNIO DO LESTE – Miguel Brunetta (PL) com o vice Rodrigo Beduschi (PL). A chapa recebeu 1.174 votos (51,65%).
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA – Dr. Acácio (Republicanos) com a vice Nilva do Baú (PRD). A chapa recebeu 3.379 votos (55.23%).
SÃO JOSÉ DO XINGU – Dr. Sandro (União) foi reeleito com o vice Wedersilva Moraes (PRD), que cumprirá o primeiro mandato. A chapa recebeu 3.181 votos (83,73%).
SERRA NOVA DOURADA – Elson Mará (MDB) foi reeleito com o vice João Bolacha (PL), também reeleito. A chapa recebeu 1.046 votos (68,95%).
TESOURO – João Isaack (PSB) foi reeleito com o vice Wglhedson Luiz (União), também reeleito. A chapa recebeu 1.848 votos (74,34%).
TORIXORÉU – Thiago Timo (PSB) foi reeleito com o vice José Wilton (MDB), também reeleito. A chapa recebeu 2.444 votos (76,33%).
VILA RICA – João da Pá (PL) com o vice Júlio Borges (PL), que se reelegeu ao cargo. A chapa recebeu 5.238 votos (51,85%).