Cáceres realiza anualmente, desde 1980, o Festival Internacional de Pesca (FIPe), catalogado desde 1992 pelo Guinness Book of Records(Livro dos Recordes) como a maior competição mundial de pesca embarcada em água doce.
O evento, todos os anos, reúne milhares de pescadores e visitantes.
A competição é no estilo pesque e solte. Fora das águas do rio Paraguai, cenário das disputas, Cáceres oferece um leque de atrações ao longo da semana do FIPe: shows artísticos, barracas com comidas típicas, vendas de camisetas e bonés temáticos etc.
A cidade é um verdadeiro encontro das águas no Alto Pantanal. Ao seu lado o Paraguai recebe os afluentes Sepotuba e Cabaçal. Cáceres é o ponto mais ao norte da Hidrovia do Mercosul.
O FIPe é um dos maiores eventos turísticos de Mato Grosso.
Cáceres é um dos principais roteiros do turismo de contemplação e pesca no Brasil.
O município tem 24.593,031 km², área do tamanho de Sergipe. Situa-se na fronteira com a Bolívia e tem 93.882 habitantes. A sede da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é naquela cidade.
Em 6 de outubro deste 2018 Cáceres completou 240 anos de fundação pelo governador e capitão-general Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, ao qual reverencia com seu nome.
Eduardo Gomes – blogdoeduardogomes
FOTO: Arquivo