Funai debate segurança alimentar Xavante

Assessoria da Funai
Brasília

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu um encontro entre agricultores indígenas e instituições governamentais estaduais e federais em busca de alternativas para a superação da insegurança alimentar na Terra Indígena Xavante, em Mato Grosso. O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de junho, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Pontal do Araguaia.

A Coordenação Regional Xavante (CR Xavante), unidade descentralizada da Funai, apresentou dados acerca da situação de insegurança alimentar vivenciada pelo povo Xavante, propôs reflexões sobre as possíveis causas e consequências e apontou alternativas para a superação da crise.

Precisamos que todos os órgãos assumam sua responsabilidade com a política indigenista. A Funai está comprometida com o enfrentamento da insegurança alimentar. E a produção de alimentos saudáveis nas aldeias é um caminho que estamos buscandoMichael Rawa, coordenador regional da Funai
“Precisamos que todos os órgãos assumam sua responsabilidade com a política indigenista. A Funai está comprometida com o enfrentamento da insegurança alimentar. E a produção de alimentos saudáveis nas aldeias é um caminho que estamos buscando”, sinalizou o coordenador regional da Funai, Michael Rawa Tsa’e’omo’wa, se referindo também ao acesso à água potável no território Xavante.

O objetivo foi sensibilizar as instituições participantes sobre os desafios enfrentados no território, com vistas à implementação de políticas públicas de saúde, de promoção do bem-viver nas comunidades e de incentivo à produção e distribuição de alimentos saudáveis, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Participação social

O evento contou com a participação de representantes do povo Xavante das Terras Indígenas São Marcos, Sangradouro-Volta Grande, Marechal Rondon, Parabubure, Chão Preto e Ubawawe.

Os agricultores indígenas expuseram as principais dificuldades produtivas enfrentadas nas comunidades. Eles também apresentaram reivindicações como aquisição de sementes, ferramentas, tratores e implementos agrícolas.

A iniciativa do encontro foi da Coordenação Regional Xavante, em parceria com as coordenações-gerais da Funai de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGEtno) e de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), a UFMT e o Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças, vinculado à Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso.

Além do MDS, participaram do evento a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural de Mato Grosso (Empaer), a Superintendência de Assuntos Indígenas de Mato Grosso (SAI) e representantes das Secretarias de Agricultura de diversos municípios.

Superação da insegurança alimentar

O acesso ao PPA foi uma alternativa de consenso entre os participantes, tanto indígenas quanto instituições governamentais. Para acessá-lo, os Xavante foram instruídos quanto à regularização das associações de agricultores para cadastramento na Conab, bem como cadastros individuais no Cadastro Único (CadÚnico). Esse levantamento para atualização cadastral será feito pela CR Xavante em parceria com a Empaer-MT.

A Conab fornecerá sementes crioulas (tradicionais) de arroz, milho, feijão, amendoim e gergelim, como solicitado pelos agricultores Xavante.

CR Xavante

Como unidade descentralizada da Funai, a Coordenação Regional Xavante está localizada no município de Barra do Garças (MT) para atender o povo indígena Xavante. Criada em 2010, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas que vivem na região sudeste de Mato Grosso.

A área de atuação da CR Xavante abrange os municípios de Barra do Garças, General Carneiro, Poxoréu, Novo São Joaquim, Paranatinga, Campinápolis, Santo Antônio do Leste, Primavera do Leste e Nova Xavantina.

Foto: Assessoria da Funai