HUJM e uma trajetória de 40 anos com muita saúde

Eduardo Gomes

@andradeeduardogomes

Em 1979 entrou em funcionamento o curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), criada em 10 de dezembro de 1970 pelo presidente Emílio Garrastazu Médici e o ministro da Educação, Jarbas Passarinho, e cujo primeiro reitor foi o médico cuiabano Gabriel Novis Neves. A formatura de médicos era possível, mas em Cuiabá não havia um hospital escola para a UFMT proporcionar aos alunos o Internato e a Residência Médica. Era preciso criar um hospital universitário, o que aconteceu, porém, a Faculdade de Medicina da UFMT não contava com instalações para tanto. Porém, essa limitação não foi obstáculo. Há 40 anos uma conjugação de esforços do governador Júlio Campos com o reitor, professor Benedito Pedro Dorileo; o professor Eduardo Delamonica Freire, chefe do Departamento de Medicina; e o secretário estadual de Saúde, Gabriel Novis Neves resultou na cessão de um hospital estadual para o funcionamento do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM).

Júlio Campos ressalta que a cessão do prédio para o HUJM foi uma das bandeiras de Gabriel Novis, “o Gabriel vivia Saúde Pública 25 horas por dia e entendia que o prédio para o funcionamento do hospital não poderia esperar por mais tempo”.

Com harmonia entre a UFMT e o governo estadual, com aval político da Assembleia Legislativa, em 31 de maio de 1984 Júlio Campos inaugurou o HUJM no prédio do antigo hospital estadual dos tuberculosos. Assim, Mato Grosso ganhou seu primeiro e único hospital federal, que é uma importante instituição de saúde para atendimento à população vítima da leishmaniose, malária, rubéola, meningite e mais recentemente da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a covid-19.

A partir do HUJM Mato Grosso entrou na era da Residência Médica e seus formandos não precisaram mais sair para tanto. Gerações de médicos passaram pelo HUJM e paralelamente a essa função, o hospital é referência em média e alta complexidade, conta com 105 leitos e oferece atendimento em 31 especialidades da medicina e em nove áreas multiprofissionais.

No ano passado, o HUJM realizou 3,9 mil cirurgias e 411 mil exames laboratoriais pelo Sistema Único de Saúde. Com a nova sede com 58 mil m², em obra à margem da rodovia MT-040 na área urbana de Cuiabá, e prevista para ser inaugurada nos próximos meses, o HUJM contará com aproximadamente 2,5 mil profissionais de saúde, ampliando significativamente seus serviços, incluindo as consultas médicas que devem chegar a 150 mil atendimentos por ano.

Em 2013, o HUJM iniciou uma nova etapa: passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que forma uma rede vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

MEMÓRIA – O primeiro superintendente do HUJM foi o médico Fernando Arruda. A superintendente atual é a pediatra, professora de Medicina da UFMT e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso, Maria de Fátima Ferreira.

Fotos: Edson Rodrigues