Luciara reverencia seu colonizador Lúcio da Luz

Luciara não é o único município mato-grossense cuja denominação nasceu da junção de palavras. Luci, do fundador e primeiro prefeito Lúcio Pereira da Luz;  e ara, de Araguaia, o belo rio que banha a cidade, que tem diante de si a Ilha do Bananal.

Em 1952 Lúcio da Luz fundou a vila de Mato Verde, que mais tarde seria Luciara. Pecuarista na região, seus vaqueiros foram os primeiros moradores do lugar e de Porto Alegre do Norte, na vizinhança.

Em 1961, quando a vila virou cidade, seu nome passou a ser Luciara. O autor do projeto de lei da emancipação foi o deputado Valdon Varjão, cartório em Barra do Garças e político. Varjão costurou a troca de nomes para agradar o amigo Lúcio da Luz e – convenhamos – a mudança deu mais charme ao lugar.

Luciara reverencia Lúcio da Luz com o busto mostrado nessa foto em arquivo de blogdoeduardogomes e com o nome de sua principal avenida. O município, no Vale do Araguaia, tem 2.099 habitantes, pertence a comarca de São Félix do Araguaia e a cidade importante mais próxima é Barra do Garças – distante 650 quilômetros.