Mato Grosso enfrenta gargalos no transporte rodoviário por falta de pontes em importantes rodovias. Uma delas é a MT-326 que liga a BR-158 (próximo a Água Boa) a Cocalinho, na divisa com Goias, via Nova Nazaré. No trajeto não há ponte sobre o rio das Mortes: a travessia é feita em balsas.
A soma da incompetência administrativa, a incompetência da Assembleia Legislativa e a pirraça ambiental resulta na falta de pontes, a exemplo do que acontece na MT-326.
Em 1997, pressões ambientais internacionais e internas excluíram do “Programa de Perenização de Travessias” do governo de Mato Grosso e financiado pelo Instituto San Paolo, da Itália, a construção de ponte sobre o rio das Mortes, na MT-326 entre Nova Nazaré e Cocalinho.
Esse programa, como o nome sugere, financiou 55 pontes, inclusive a Sérgio Motta (estaiada) sobre o rio Cuiabá, entre a capital e Várzea Grande.
FOTO: Marcos Lopes em arquivo