MEC, Ministério dos Povos Indígenas e Funai desqualificam Unemat

Eduardo Gomes

@andradeeeduardogomes

Funai e MEC não reconhecem a Unemat

Ministério da Educação (MEC), Ministério dos Povos Indígenas e Funai desqualificam a Unemat e sequer reconhecem a Universidade Indígena em Barra do Bugres, criada em 2001 pelo governador Dante de Oliveira. A desqualificação tempera a proposta de uma Universidade Indígena, em discussão, e que seria a primeira no Brasil.

Em Recife, burocratas indigenistas defendem a criação da Universidade Indígena pioneira no Brasil. Nas discussões a Universidade Indígena da Unemat, sequer é citada, muito embora no campus daquela cidade a Unemat ofereça cursos em diversas áreas para indígenas mato-grossenses de diversas etnias, de outros estados e do exterior.

A desqualificação não é contestada pelo governador Mauro Mendes nem pela bancada federal em Brasília, e muito menos pela Assembleia Legislativa.

O menosprezo pela Unemat em Barra do Bugres é tão gritante, que em manchete nesta terça-feira, 16, o site oficial da Funai postou o material sobre a proposta da criação da dita Universidade, e o ilustrou com uma foto do então reitor da Unemat, Taisir Mahmudo Karim, numa solenidade de colação de grau de indígenas, sem considerar o ato em Mato Grosso. O registro fotográfico é do repórter fotográfico Mário Vilela, da Funai, e que atuou no jornalismo mato-grossense.