Mensagem pelo Dia da Indústria

Mato Grosso tem razão de sobra para celebrar o 25 de maio, data dedicada ao Dia da Indústria, essa atividade econômica que é um dos sustentáculos da economia mato-grossense, uma das alavancas do crescimento econômico e importante geradora de empregos diretos e indiretos em sua cadeia.

Por sua localização geográfica Mato Grosso desenvolveu atividades econômicas para seu mercado consumidor interno. Foi assim com a Usina Itaicy, do ex-governador Antônio Paes de Barroso, o Totó Paes, em Santo Antônio de Leverger, onde produzia açúcar e destilava cachaça. Assim também aconteceu com a Fazenda Descalvados, em Cáceres, onde nossa economia lançou as sementes de seu perfil agroindustrial exportador ao enviar carne bovina charqueada ao mundo.

O perfil agroindustrial exportador e para o mercado interno se  manifesta ao longo do tempo. Quando o Brasil lançou o programa Proálcool, Mato Grosso integrou sua vanguarda e criou um polo sucroalcooleiro em Barra do Bugres/Nova Olímpia/São José do Rio Claro/Campo Novo do Parecis.

Com a consolidação da qualidade sanitária animal do nosso rebanho bovino Mato Grosso recebeu plantas frigoríficas em todas as regiões. Com a busca pelo combustível limpo, o empresariado mato-grossense passou a produzir biodiesel e etanol de cana e de milho.

O nosso parque industrial é diversificado e bem capilarizado nos municípios. Nesta data saúdo todos os industriais, executivos da indústria, operários, técnicos e fornecedores do parque industrial.

O faço na figura do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), o empresário Sílvio Cezar Pereira Rangel.

Impossível citar nominalmente todos os industriais que promovem o desenvolvimento mato-grossense, ou que o fizeram. Porém, por amostragem, em ordem alfabética e sem observância cronológica, estendo o cumprimento aos citados que estão entre nós e à memória dos que partiram para junto de Deus:

Adalberto de Almeida, Agostinho Sansão, Antônio Ermírio de Moraes, Archimedes Pereira Lima, Ari Wojcik, Arlindo Bellicanta,  Aron Dresch, Augustinho Freitas Martins, Beno Hister, Cláudio Bruehmuller, Cleverson Cabral, Deputado Renê Barbour, Djalma Pimenta,  ex-governador Júlio Müller, Gustavo Pinto Coelho de Oliveira, Jandir Milan, João Barbuíno Curvo, João Luiz de Arruda, João Nicolau Petroni,  Margareth Buzetti, Marino Franz, Mauro Mendes, Milton Bellincanta, Monsenhor Ermínio Celso Duca, Olacyr de Moraes, Otacílio Borges Canavarros, Otaviano Pivetta, Padre João Henning, Roberto de Almeida, Serafim Adalberto Ticianel, Walter Fontana Filho e Walter Carvalho Marzola Faria.

Parabéns industriais pelo Dia da Indústria

Deputado estadual Júlio Campos