e acordo com o meteorologista Vitor Hassan, da Climatempo, essa diferença do comportamento do clima para a próxima safra acontecerá visto que viemos de uma safra de La Nina e estamos caminhando para uma possível Safra de El Nino, tal fenômeno possui características bem particulares para o Estado de Mato Grosso. “De forma geral, o impacto de águas mais quentes no Pacífico Central irão causar um período de chuvas mais irregulares de outubro a novembro para todo o Estado de Mato Grosso, a partir deste período as chuvas passam a ter maior regularidade. Durante os meses de outubro e novembro as chuvas tendem a ficar abaixo da média histórica para todo o Estado. A partir de dezembro até o mês de fevereiro as chuvas superam a média principalmente nas regiões Oeste do Estado, enquanto que nas regiões do médio Norte e Norte, as chuvas se mantêm dentro da média histórica, já nas regiões produtoras do Leste as chuvas se mantêm abaixo da média. Com tanta irregularidade na distribuição das chuvas, o produtor precisa de um trabalho profissional direcionado para sua fazenda”, explica Hassan.
Além dessa previsão climática, Hassan orienta como o produtor e a equipe podem evitar perdas de produtividade com a irregularidade das chuvas dentro da janela de plantio. Segundo o especialista, essa janela de plantio para essa safra terá uma condição climática bem delicada e o bom desenvolvimento irá depender do bom planejamento de cada produtor. “Hoje não conseguimos controlar o clima, porém, podemos torná-lo um grande aliado em campo. Planejamento, informações precisas e eficazes, orientações técnicas e atenção na hora de tomada de decisões são ferramentas que podem garantir um bom plantio e boa colheita”, destaca Hassan.
Evento: O É Hora de Plantar começou na quinta-feira (23) em Primavera do Leste e hoje. sexta-feira (24) prossegue em Rondonópolis. A programação começa sempre às 18h45, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. A programação completa do evento está disponível em
www.fundacaomt.com.br. O evento é realizado pela Fundação MT e parceiros e tem apoio da Aprosoja MT.
Redação com Assessoria Fundação MT
FOTO: Em arquivo ilustrativa de condições climáticas