O presidente da Bolívia, Evo Morales (foto), adiou novamente a visita que faria ao Brasil, diante da determinação médica para que o presidente Michel Temer permaneça até segunda-feira (27) internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi divulgada neste sábado )25) pelo Palácio do Planalto.
“O governo brasileiro está em contato com as autoridades bolivianas para definição de uma nova data”, diz o comunicado.
Temer foi submetido a uma angioplastia – procedimento também conhecido como cateterismo – para desobstruir três artérias coronárias, na principal área do coração. O presidente passa bem e, por questões “protocolares”, precisará ficar internado até segunda.
Em outubro, Morales também precisou cancelar compromisso que tinha com Temer porque o presidente brasileiro foi submetido a um procedimento de raspagem da próstata para desobstrução da uretra; o presidente boliviano tinha agenda com seu colega brasileiro para 30 daquele mês e o encontro foi remarcado para a próximo segunda-feira, 27, mas novamente em razão da saúde do anfitrião, foi adiado.
O gás boliviano seria o ponto alto da pauta do encontro dos dois dirigentes e esse assunto interessa diretamente a Mato Grosso, que tem um gasoduto exclusivo para a compra do produto e que enfrenta desabastecimento a ponto de impedir o funcionamento da usina termelétrica de Cuiabá.
Idiana Tomazelli/AE com Redação
FOTO: Roosewelt Pinheiro/Arquivo/EBC