A exemplo do que aconteceu com a BR-163, a construção de ferrovias em Mato Grosso também deve entrar na pauta dos debates dos candidatos a presidente da República. A proposta partiu do senador Wellington Fagundes (PR), presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog), ao participar de audiência na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, com a presença do prefeito de Lucas do Rio Verde, Luis Binotti.
Um dos maiores polos agrícolas do Brasil, Lucas do Rio Verde gravita sobre dois grandes projetos ferroviários. O primeiro, a Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO), que ligará Campinorte (GO) a Vilhena (RO), cruzando Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Sorriso até Lucas do Rio Verde. A FICO se ligará à Norte-Sul, com saídas para os portos do Maranhão, Pará e da Bahia.
A outra rodovia é a Ferrogrão, de capital privado, prevista para ligar a cidade de Sinop a Miritituba, na margem direita do rio Tapajós, em Itaituba (PA), que prevê investimentos de R$ 12 bilhões. A Ferrogrão deve entrar em concessão por até 60 anos como forma de atrair empresas interessadas. Há uma manifestação de interesse encaminhada sobre o empreendimento. A ferrovia vai se conectar a Hidrovia do Rio Tapajós.
No encontro, Wellington sugeriu ao prefeito que Lucas constitua um Comitê Suprapartidário para tratar e debater as múltiplas alternativas para implantação de modal ferroviário que atendam ao município. “A questão das ferrovias só vai se desenvolver, de fato, se for tratada como política de Estado Brasileiro. É preciso haja comprometimento do governante que assumiu a Presidência com a sociedade” – afirmou o senador.
Wellington lembrou da intensa luta pela BR-163, que liga Cuiabá a Santarém. Segundo ele, por muitos anos os centros produtivos de Mato Grosso esperaram pela pavimentação da rodovia, fato que demorou muito tempo para sair do papel. “Existe pressão de todos os lados, inclusive de nível internacional. Por isso é importante determinação política de todos os agentes, a começar do presidente da República a ser eleito. Mas é preciso que haja mobilização” – destacou.
Na reunião na Valec, o presidente Marcus Expedito Almeida apresentou a Binotti e ao vereador Airton Callai, detalhes do andamento dos dois projetos ferroviários. Também fez uma explanação sobre as estratégias de escoamento da produção. “Havíamos inicialmente uma previsão de escoar 1 milhão de toneladas de grãos dessa região central de Mato Grosso. Hoje, já sabemos que essa previsão já está ultrapassada, e trabalhamos com três vezes mais” – ressaltou, ao destacar a elevada capacidade de produção mato-grossense.
“Isso apenas mostra o quanto as ferrovias são fundamentais para o desenvolvimento de Mato Grosso. Por isso, precisamos nos mobilizar cada vez mais nesse sentido” – disse Wellington.
Redação blogdoeduardogomes com Assessoria
FOTO: Assessoria Senador Wellington