O município de Ipiranga do Norte foi instalado em 1º de janeiro de 2005. Portanto, hoje, completa hoje, 14 anos de autonomia administrativa. Sua colonização é um dos capítulos da ocupação do vazio amazônico.
Grandes rodovias trancadas. Agências do Banco do Brasil isoladas por tratores. A Esplanada dos Ministérios tomada por um mar de chapéus, tratores, colheitadeiras e caminhões. A gigantesca manifestação levou o país a refletir sobre a importância da agricultura, do agronegócio e do produtor rural. Era o Grito do Ipiranga. O ano: 2006. A razão? A busca desesperada por uma política agrícola justa e que oferecesse reais garantias jurídicas a quem produz. Aquele movimento nasceu em Ipiranga do Norte, município à época com um ano de instalação.
O Grito levou o nome do município onde surgiu. À sua frente o prefeito e empresário rural Ilberto Effting, o Alemão.
De Ipiranga do Norte o movimento espalhou-se pelos estados. Produtores e figuras do meio político e sindical usurparam a liderança de Alemão deixando-o em plano secundário.
MUNICÍPIO – Ipiranga do Norte tem 7.395 habitantes. É um dos 35 municípios do Nortão.
Da redação: extraido do livro NORTÃO BR-163:46 ANOS DEPOIS publicado em 2016 pelo jornalista Eduardo Gomes de Andrade sem apoio das leis de incentivos culturais.