Controlada externamente, a Federação Brasil da Esperança se acertou internamente e oficializou a pré-candidatura do petista Lúdio Cabral a prefeito de Cuiabá, num ato suprapartidário na sexta-feira, 31, na sede municipal do Partido dos Trabalhadores nesta capital.
Para Lúdio vestir a camisa da pré-candidatura, o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) retirou sua pretensão de disputar a prefeitura. A federação de Lúdio e Stopa é formada também pelo PCdoB, que em Mato Grosso, em termos eleitorais, é pouco mais que um zero à esquerda – sem trocadilho – muito embora tenha em sua composição figuras tradicionais da esquerda mato-grossense, intelectuais e professores universitários.
Lúdio é médico, deputado estadual reeleito e foi vereador por Cuiabá. Stopa é vice do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e integra o secretariado municipal. Os comunistas do PCdoB não chegaram a apresentar nome, e hoje deixaram claro que permanecerão no palanque de Lúdio.
A decisão não incluiu a escolha do vice para a chapa de Lúdio. Porém, uma fonte ligada ao PT assegurou que será uma mulher negra, independentemente do partido a que esteja filiada.
Além da federação que indicou Lúdio, outra também o apoia e oficializará sua adesão. É a federação do PSOL com a Rede Sustentabilidade, que para não fugir de sua tradição investirá todas as fichas do crônico candidato Procurador Mauro (PSOL), que pela primeira vez deverá concorrer para vereador.
……
Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade
……
CONTROLE– Eleição se ganha com voto e dinheiro. Por isso a Federação Brasil da Esperança se curva com naturalidade ao controle externo de seus passos ditados por Emanuel Pinheiro e pelo ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD).
Emanuel Pinheiro apesar do desgaste que sofre no dia a dia por seguidas operações policiais na prefeitura, afastamento de secretários, prisões de figurões de seu alto escalão, o afastamento judicial por ele sofrido recentemente, a probição judicial da presença de sua mulher Márcia Pinheiro na prefeitura, e da chocante cena filmada que mostra dinheiro caindo do bolso de seu paletó, tem votos; ele controla parte do movimento comunitário e mantém milhares de cargos comissionados sob seu controle. Além disso o prefeito é pai do deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB), que obediente reza pela cartilha do presidente Lula, condição essa que impõe que seu papai seja ouvido pela federação.
Carlos Fávaro responde pelo ministério que é a menina dos olhos do governo federal. Nessa condição caiu nas graças de Lula, e mesmo vestindo uma camisa considerada de esquerda pelo radicalismo bolsonarista, tem condições de encontrar padrinhos para polpudas doações à campanha de Lúdio.
Por isso, Emanuel Pinheiro e Carlos Fávaro controlam externamente a federação, Detalhe é ambos queriam Lúdio pré-candidato por não enxergarem as mínimas chances eleitorais em Stopa. Portanto, a decisão externa foi mera ratificação da vontade dos dois senhores.