As crianças e jovens atendidos pelo projeto Canção de Roda, do Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim), realizaram nesta quinta-feira (30), a convite do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (44º BIMtz) o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas. A atividade é uma parceria entre o Exército Brasileiro, Instituto Ação Verde e o Juizado Volante Ambiental (Juvam) com o projeto Verde Novo.
A Unimed Cuiabá é uma das principais parceiras do Instituto Ação Verde em atividades voltadas à preservação dos biomas presentes em Mato Grosso e nas ações de reflorestamento de áreas urbanas, explicou Rosimeire Marques, colaboradora do PróUnim.
Para esta ação, acrescentou ela, a ideia foi incluir os participantes do Projeto Canção de Roda, que são crianças e jovens com deficiência auditiva e de fala. “Para que se sintam importantes também dentro desse trabalho que fazemos em prol da natureza, da cidade e seus moradores”, ressaltou.
“Para essas crianças não é somente plantar árvores. Elas estão sendo ensinadas a preservar a vida. Então, isso para nós é fundamental, pois aqui no batalhão e no Exército já temos uma vocação educativa. Recebê-las é uma alegria muito grande, ainda mais quando o projeto é bonito, proveitoso e tem uma finalidade para a sociedade”, salientou o tenente-coronel Saulo Ramos de Carvalho Cavalcante, comandante do batalhão.
Mauro Nakamura Filho, coordenador do projeto Verde Novo, do Juizado Volante Ambiental (do Poder Judiciário de Mato Grosso), também enalteceu a iniciativa. “O programa se propõe a, de certa forma, compensar a perda da cobertura vegetal por ações como esta. E as crianças são muito importantes nesse processo, porque elas são um elemento multiplicador. Com isso certamente a qualidade de vida melhora substancialmente. Essa é a proposta do projeto”, finalizou.
Os participantes do Canção de Roda adoraram a ação. Ariadne Viana de Moraes, de 19 anos, que está no Canção de Roda desde os 7, afirmou que participar do plantio foi uma honra, “porque a gente vê tanto desmatamento por aí, prejudicando todos nós e isso é uma oportunidade de fazer o pessoal ter mais consciência”. Ela aproveitou para fazer um reconhecimento do trabalho do PróUnim através do Canção. “Agradeço a todas as fonoaudiólogas, que me ajudaram muito. Estou fazendo faculdade de Direito agora também. Graças a elas eu consigo falar bem melhor. Estou conseguindo superar bem os obstáculos”, disse, emocionada.
FOTOS: Helder Faria – Divulgação